Pejotização: uma ameaça à economia e aos direitos trabalhistas

Data de publicação: 7 Out 2025

(Imagem: Arte Migalhas)

O estudo “Pejotização: receita para uma economia mais frágil, com menos empregos e mais desigualdade”, elaborado por pesquisadores do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT/Unicamp), alerta para os riscos profundos da substituição da carteira assinada por contratos de pessoa jurídica (PJ).

A pesquisa demonstra que a pejotização irrestrita provocaria queda na renda, aumento do desemprego, ampliação da desigualdade e enfraquecimento dos fundos públicos, afetando também o crescimento econômico do país. Segundo as simulações, o PIB poderia ser 30% menor no longo prazo caso esse modelo de contratação se generalize.

O levantamento reforça que, sob o argumento de reduzir custos e aumentar a “flexibilidade”, a pejotização retira direitos, desprotege os trabalhadores e fragiliza o sistema previdenciário e sindical, além de comprometer o consumo e o investimento produtivo.

A conclusão é clara: a pejotização não é modernização — é retrocesso.

CLIQUE AQUI e tenha acesso ao estudo completo. 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top