Nova Central, CNTI, Contratuh e Luiz Carlos Motta defendem unidade para aprovar PEC do fim da escala 6x1 no Senado

Data de publicação: 29 Maio 2026


Após a aprovação do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho e põe fim à escala 6x1 na Câmara dos Deputados, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL/SP), presidente licenciado da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), destacou o caráter histórico da medida e o papel desempenhado pelo movimento sindical na construção da proposta.

As declarações foram feitas em um bate-papo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), José Reginaldo Inácio, e com o presidente da Contratuh e diretor de Finanças da NCST, Wilson Pereira. A conversa foi conduzida pelo diretor de Relações Institucionais da Nova Central, Moacyr Auersvald, que também atuou como entrevistador e cinegrafista do registro.

Segundo Motta, a luta pela redução da jornada é uma reivindicação histórica da classe trabalhadora e das entidades sindicais. O parlamentar ressaltou a expressiva votação obtida pela PEC nos dois turnos da Câmara, com 478 votos favoráveis no primeiro turno e 460 no segundo.

“O grande beneficiado será o trabalhador brasileiro, que terá mais tempo para a família, para a qualificação profissional e para o descanso. Isso representa mais qualidade de vida e melhores condições de trabalho”, afirmou.

José Reginaldo Inácio classificou a aprovação como um marco para os trabalhadores e destacou a importância da atuação de parlamentares comprometidos com a pauta. Ele também elogiou Luiz Carlos Motta pelo apoio permanente às demandas do movimento sindical.

Segundo Reginaldo, o deputado tem contribuído para fortalecer a interlocução entre os trabalhadores e o Congresso Nacional. Para o dirigente da CNTI, a proposta representa um avanço nas relações de trabalho e uma resposta às perdas acumuladas após a reforma trabalhista de 2017.

Reginaldo defendeu ainda que sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais mantenham a mobilização para sensibilizar os senadores sobre a importância da medida e garantir a aprovação da PEC na próxima etapa de tramitação.

Já Wilson Pereira destacou o compromisso de Luiz Carlos Motta com o sistema confederativo e com a defesa das entidades sindicais. Segundo ele, a atuação do parlamentar no Congresso Nacional tem sido fundamental para a preservação dos direitos dos trabalhadores e para o fortalecimento da representação sindical.

Motta confirmou que já estão em curso articulações com lideranças políticas para acelerar a tramitação da PEC no Senado. De acordo com ele, a mobilização será intensificada nos próximos dias para garantir que a proposta avance com a mesma força demonstrada na Câmara dos Deputados.
As lideranças sindicais foram unânimes ao destacar tanto a importância da aprovação da proposta quanto a necessidade de ampliar a mobilização dos trabalhadores e das entidades representativas para assegurar a aprovação definitiva da PEC no Senado Federal.



 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top