Presidente da NCST/SP participa da abertura de Seminário organizado pela CSPB

Data de publicação: 30 Abr 2026



Nos dias 29 e 30 de abril (quarta e quinta-feira), acontecerá na cidade de Praia Grande o Seminário de Formação Política e Representação de Classes, promovido pela CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil que abordarão os temas: Análise de Conjuntura; Inovação e Tecnologia; Pautas Legislativas e Eleições 2026.

Nailton Francisco de Souza (Porreta), Presidente da NCST/SP – Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo e Vice-presidente da FTTRESP - – Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo, participou da mesa de abertura solene e ressaltou a importância do evento.

“Agradeço à organização por convidar a Nova Central para compor essa mesa e pela oportunidade de estar ao lado dos demais representantes das centrais. Todas questões que serão discutidas a partir de hoje, são imprescindíveis e urgente para fortalecer e devolver o protagonismo do Movimento Sindical Brasileiro nos fóruns de poder deste País”.

De acordo com Nailton Porreta, lideranças sindicais precisam se preparar para atuar neste momento de reconstrução, marcado pela retomada da luta social e recuperação de políticas públicas após os desastres administrativos das gestões Michel Temer e Bolsonaro, que impuseram para a classe trabalhadora retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas.

Disse que valorizar a negociação coletiva, fortalecer os sindicatos, federações, confederações e Centrais Sindicais, só acontecerá fato, se estas entidades tiverem liberdade para definir fontes de recursos, para que possam exercer a representação coletiva e fazer a defesa permanente dos direitos sociais, econômicos e democráticos de seus representados.

“Combater o alto custo de vida, o endividamento das famílias e as elevadas taxas de juros; além de enfrentar a criminalidade, a violência contra mulheres, o racismo, a homofobia e todas as formas de discriminação, são questões que devemos pautar nas Campanhas Salariais e nas Campanhas Eleitorais das próximas eleições”, recomendou.

Nailton citou o trabalho que a FTTRESP iniciou este ano no mês de março com os dirigentes sindicais do setor de transportes no Estado de São Paulo. “Organizamos um Workshop Político com o tema: ‘Voto Não Tem Preço, Tem Consequências’, com palestras sobre nossos desafios no período eleitoral, o voto consciente e o enfrentamento do Ecossistema da desinformação”.

Fonte: NCST-SP 
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top