Diretores da NCST organizam “Almoço Solidário” e debatem o futuro do MSB
Data de publicação: 2 Set 2025
Aconteceu na última sexta-feira (29), na sede da NCST/SP – Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Estado de São Paulo, o “Almoço Solidário”, no qual os participantes aproveitaram para debater o futuro do MSB – Movimento Sindical Brasileiro e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho após a introdução de novas tecnologias e o advento da internet.
Durante as falas, cada um apresentou argumentos que buscava compreender, em linhas mais gerais, quais foram os ideários e as principais ações desencadeadas pelas centrais sindicais que atuam no Brasil, baseado no contexto econômico, político e sindical que remete aos ciclos das lutas e ações sindicais travadas nas últimas décadas.
Segundo Nailton Francisco de Souza (Porreta), recém eleito presidente da Nova Central São Paulo, o processo de mutação alterou significativamente o perfil das lideranças e suas práticas. Tais mudanças também alteraram o destinatário do discurso sindical, cujo ideário se deslocou de um sindicalismo de classe para um sindicalismo cidadão”, afirmou.
Na análise, a maioria concordou que o sindicalismo se transformou de modo acentuado e promoveu mudanças significativas na cultura sindical e política ao instituir novas práticas. Ou seja, ao longo de mais de três décadas, moldou suas práticas cotidianas e substituíram o confronto direto por uma prática predominantemente negocial.
Nesta nova fase, segundo os sindicalistas, surgem as parcerias, negociações e incentivo aos pactos entre capital e trabalho. E o desdobramento desta mutação transformou os dirigentes em novos gestores que encontram na estrutura sindical mecanismos e espaços de realização, tais como operar os benefícios conquistados nos períodos de Campanha Salariais.
Os organizadores foram diretores do: SMTTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores me Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, do Sindicato dos Empregados em Fiscalização nas Empresas de Transportes de Passageiros e Trabalhadores no Sistema de Veículos Leves de São Paulo e STERIIISP - Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Setor Diferenciado de São Paulo.
Fonte: NCST-SP



.jpeg)



.png)


.png)

.png)
.png)
.png)
.png)





