V Congresso Nacional da NCST – José Calixto Ramos

Data de publicação: 25 Nov 2021


Com nova diretoria eleita, encabeçada pelo professor Oswlado Augusto de Barros, NCST reafirma compromissos históricos e encampa ousado plano de ações em defesa da classe trabalhadora.





Nesta quinta-feira (25/11) a Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST reuniu lideranças sindicais e políticas no 5º Congresso Nacional da entidade – Congresso José Calixto Ramos. O evento, em formato híbrido (presencial e virtual), reuniu expressivas lideranças políticas e sindicais, oportunidade em que, após a confirmação da nova diretoria eleita, a entidade reafirmou compromissos históricos e apresentou ousado plano de ações em defesa da classe trabalhadora.


Assista à íntegra do Congresso:





O Congresso da NCST, nomeado José Calixto Ramos, prestou homenagem a todos os dirigentes que, assim como o fundador e histórico presidente da entidade, foram vitimados pela Covid-19, pandemia que ceifou a vida de mais de 600 mil brasileiros, com impactos econômicos e sociais sem precedentes. Ante omissões e ações contrárias ao consenso científico, o Brasil notabilizou-se com a pior gestão mundial no enfrentamento à Covid-19, postura denunciada de maneira dura e recorrente pela Nova Central Sindical de Trabalhadores.


Abertura do Congresso 


Na abertura oficial do evento, o presidente da NCST, José Reginaldo Inácio, realizou firme discurso contra os desmandos na esfera pública que atendem a interesses escusos da esfera privada; posicionou-se contra a agenda econômica precarizante, que desmonta a estrutura de proteção trabalhista e social - condição que, segundo o líder sindical, protagoniza a ampliação do caos que espalha sofrimento e desalento a parcelas cada vez maiores da população brasileira.

Clique AQUI e leia a íntegra do discurso do presidente da NCST


Título a José Calixto Ramos





Na ocasião também foi entregue o título de Cidadão Honorário de Brasília (póstumo) ao líder sindical José Calixto Ramos. A honraria concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal chegou ao Congresso pelas mãos do Deputado Distrital Eduardo Pedrosa (DEM-DF). Ela seria cedida ainda no ano de 2019, no entanto, em razão do necessário isolamento em consequência do agravamento da pandemia, não pôde ser entregue em vida ao líder sindical homenageado.





Eleição da Nova Diretoria


Oswaldo Augusto de Barros - O novo presidente eleito da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, professor Oswaldo Augusto de Barros, destacou o importante legado sindical de José Calixto Ramos e a continuidade desses princípios na gestão de José Reginaldo Inácio, que o substituiu após o falecimento. “Construí minha vida sindical, nos princípios que norteiam esta Central, e hoje, após o referendo de todos, estarei em todas as Frentes de Trabalho, defendendo-as com o mesmo rigor daqueles que por este cargo passaram”,  reforçou Augusto de Barros.


Clique AQUI e leia a íntegra do discurso do presidente eleito da NCST

 
Oswaldo Augusto de Barros é o novo presidente da NCST


Clique AQUI e baixe a relação completa da Nova Diretoria Executiva da NCST


Diretrizes, metas e plano de ações da nova diretoria




Durante o Congresso foi apresentado pelo dirigente Eduardo Maia, parte do Plano de Ações da NCST para gestão 2021/2025. Um conjunto ousado de diretrizes e metas que a entidade ambiciona cumprir ao longo da jornada de enfrentamento à agenda anti-trabalhista em curso, utilizando-se dos mais modernos recursos para o necessário fortalecimento da agenda da classe trabalhadora.


OBS: Em breve, neste espaço, disponibilizaremos na íntegra o Plano de Ações da NCST


Palestras

 
Palestrantes do Congresso: Clemente Ganz Lúcio e Luiz Carlos Neiva


O 5º Congresso Nacional da Nova Central ofertou, aos congressistas e internautas, palestras com temas de grande relevância à classe trabalhadora e às representações sindicais brasileiras.

O primeiro palestrante, Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Luiz Carlos Neiva, compartilhou conhecimentos sobre o tema “Negociação Coletiva: ambiente de oportunidades de gestão da normalização trabalhista”.

O segundo palestrante, coordenador geral do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio, compartilhou conhecimentos sobre o “Futuro do Movimento Sindical”, tema amplamente abordado no livro cujo especialista é autor (baixe AQUI).


Tribuna Virtual

 
Participação experessiva de dirigentes pelo meio virtual 


Os congressistas tiveram espaço de fala no evento virtual, oportunidade em que apresentaram sugestões a serem apreciadas pela nova diretoria, todas devidamente registradas para análise e eventual incorporação no Plano de Ações da entidade.

Na ocasião das participações, ponto alto para a fala de Inês Ramos, filha do histórico líder sindical e patrono da Nova Central, José Calixto Ramos. Inês compartilhou histórias do pai no âmbito sindical e em seu núcleo familiar. Visivelmente emocionada, Inês relatou a vasta trajetória de abdicações e renúncias, pautadas na ética e na paixão pelo sindicalismo, marcas da história de Calixto.


Mudança de nome


Foi sugerida uma moção para alteração do nome “Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST” para “Central Sindical dos Trabalhadores - CST”. Por maioria de votos (75%) a mudança foi acatada, preservando na nomenclatura o alinhamento com seus propósitos de independência, soberania e capilaridade na defesa dos interesses da classe trabalhadora. No entanto, a mudança do nome ainda será submetida à análise do Conselho de Representantes.


Carta Aberta de Brasília – Compromisso com a Nação e com a Classe Trabalhadora Brasileiro





Ao final do evento foi lida a “Carta Aberta de Brasília - Compromisso com a Nação e com a Classe Trabalhadora Brasileira”, documento oficial do 5º Congresso Nacional da NCST que apresenta análise da conjuntura política no atual contexto histórico, relacionando os principais desafios sanitários, econômicos e sociais, bem como a disposição da Nova Central de realizar efetivo enfrentamento de qualquer agenda que fragilize a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras do país.

Clique AQUI e leia a íntegra do documento


Encerramento





José Reginaldo, presidente em exercício até o dia 30/11, encerrou o Congresso com contundente discurso sobre a essência do sindicalismo e seu caráter social, características que, de acordo com o líder sindical, são intrínsecas ao exercício do bom sindicalismo, “verdadeiramente alinhado à essência e aos autênticos anseios da classe trabalhadora”.  



Imprensa NCST
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top