SP: USTL quer validação dos créditos por nova empresa de transporte
Data de publicação: 21 Jan 2020
A USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) encaminhou ofício na última sexta-feira (17/01) ao prefeito Mario Botion (PSD), questionando a invalidação dos créditos do transporte coletivo adquiridos da Viação Limeirense, a partir de 15 de fevereiro. É a data de início da operação da nova empresa concessionária do sistema, a Sancetur.
“Há muitas pessoas em Limeira que detém grande quantidade de créditos da Limeirense, e que não vão utilizá-los até o dia 15. Serão prejudicados por conta disto?”, perguntou o presidente da USTL, Artur Bueno Júnior.
Para fundamentar a invalidação, o prefeito se baseou no artigo 9º da Lei Federal 7.418. Pela norma, os vales-transporte perdem sua validade “decorridos 30 (trinta) dias da data de reajuste tarifário”. O presidente da União Sindical enfatizou a inexistência do reajuste neste caso, lembrando que a lei citada apenas disciplina a concessão e o uso do vale-transporte, pelo empregado e empregador.
“Há aqueles que adquiriram o crédito, por conta própria, para outras atividades, seja estudo, tratamento médico ou mesmo lazer”, refletiu ele. Para a USTL, a mudança do sistema e da empresa não podem ser argumentos para que a população seja prejudicada, e apela à sensibilidade do chefe do Executivo limeirense.
TRABALHADORES
Ainda no ofício, a USTL emprega solidariedade total ao Sindttrul (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira), aos motoristas e cobradores do sistema, atualmente contratados pela Viação Limeirense (sob intervenção). O ofício pede mais transparência ao processo, já que os trabalhadores “estão sob forte pressão psicológica” por conta da situação.
“Quando da primeira tentativa de contratação de uma empresa de ônibus pela prefeitura, os trabalhadores tiveram de ameaçar parar o sistema, pois o processo também seguiu sem transparência. Eles terão de repetir o gesto, e a cidade sofrer as conseqüências novamente?”, finalizou o presidente da USTL.
Clique AQUI e leia o ofício na íntegra.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Limeira e Região - Stial, entidade filiada à NCST



.jpeg)



.png)


.png)

.png)
.png)
.png)
.png)





