Promovida pela Comissão de Diretos Humanos do Senado Federal, foi realizada nesta segunda-feira (10/10), audiência pública para debater a regulamentação do ponto eletrônico. " /> Promovida pela Comissão de Diretos Humanos do Senado Federal, foi realizada nesta segunda-feira (10/10), audiência pública para debater a regulamentação do ponto eletrônico. ">

NCST CONTRATUH E SINTHORESP PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PONTO ELETRÔNICO

Data de publicação: 10 Out 2011

Promovida pela Comissão de Diretos Humanos do Senado Federal, foi realizada nesta segunda-feira (10/10), audiência pública para debater a regulamentação do ponto eletrônico.

Estiveram presentes, José Calixto Ramos – Presidente da NCST e CNTI; Moacyr Roberto Tesch Auersvald – Secretário Geral da NCST e Presidente da CONTRATUH; Francisco Calasans Lacerda – Diretor Jurídico da NCST e Presidente do SINTHORESP, além da Diretora de Educação, Formação e Cultura da NCST - Ledja Austrilino Silva que é representante da Central nas discussões sobre o Ponto Eletrônico. Na ocasião, Ledja Austrilino defendeu a implantação do ponto eletrônico e levantou questionamento sobre a demora que existe na implantação deste recurso, pois já se passaram 2 anos desde a sua criação, e nada efetivamente foi resolvido.

José Calixto Ramos, reafirmou que a NCST defende a implantação do sistema eletrônico em toda a sua plenitude e, é normal que para se chegar a um acordo é preciso que haja vários debates até que o assunto tenha o amadurecimento necessário, e assim cheguem a uma conclusão favorável, principalmente aos trabalhadores.

Segundo Portaria publicada pelo Ministério Trabalho e Emprego, após três adiamentos, o Sistema Eletrônico passa a vigorar apenas em 01 de janeiro de 2012.

Ainda nesta audiência, o senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a Comissão, também colocou em discussão a denúncia apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo – SINTHORESP, contra a jornada de trabalho abusiva praticada pelo McDonald’s que, segundo Calasans, é uma afronta e desrespeito aos trabalhadores e as leis trabalhistas brasileiras.

"Como representante dos trabalhadores, eu não poderia deixar de denunciar esta prática grave que depõem contra a empresa McDonald’s. Entendo que estamos dando uma importante contribuição para que efetivamente as empresas tenham a responsabilidade de construir um país melhor, onde o trabalhador seja tratado com seriedade, respeito e dignidade", finalizou Calasans.

No término da audiência, o senador Paulo Paim acrescentou que haverá a negociação entre o Mc Donald’s e SINTHORESP e dispôs a Comissão para realizar quantas audiências necessárias para debater a questão.
Raiana Costa
Assessoria de Imprensa - NCST

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top