Mais de 300 Eletricitários protestam em Brasília contra caducidade da Enel em ato em frente à ANEEL

Data de publicação: 24 Mar 2026



 


 
Mais de 300 trabalhadores do setor elétrico participaram, nesta segunda (23), de um ato em frente à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília, contra o processo de caducidade da concessão da Enel SP. A mobilização reuniu eletricitários que saíram de São Paulo de ônibus e marcou um dia de forte pressão política, articulação institucional e defesa dos empregos no setor.

O principal objetivo do ato foi cobrar transparência e responsabilidade da ANEEL na condução do processo, além de alertar para os impactos que uma eventual caducidade pode gerar, especialmente em relação à manutenção dos postos de trabalho, à segurança jurídica e à qualidade dos serviços prestados à população.
 


O Sindicato também registra e agradece a importante participação da companheira Sônia Maria Zerino da Silva, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), que esteve presente no ato representando o presidente da CNTI, reforçando a unidade do movimento sindical na defesa dos trabalhadores Eletricitários.

Agenda institucional com Ministros

Durante a agenda na Capital Federal, dirigentes do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo se reuniram com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Nos encontros, foram apresentadas as preocupações da categoria diante dos riscos envolvidos no processo de caducidade.
 
Na reunião com Luiz Marinho, além do debate sobre a possível caducidade, Chicão entregou a cartilha da categoria e apresentou a pauta do Plano Verão dos eletricitários, destacando a importância do tema para os trabalhadores. O ministro, inclusive, entrou em contato com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitando que a representação dos trabalhadores também fosse recebida, destacando a importância das informações levadas pela categoria.
 


                                                                 José Reginaldo (CNTI), ministro Marinho e o presidente do Stieesp, Chicão

Já na reunião com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foram reforçados os riscos de uma decisão precipitada e os impactos para os trabalhadores e para o setor elétrico.
 

                                                              Presidente Chicão, ministro Alexandre Silveira, José Reginaldo e Nelson (CNTI)

Participaram também da reunião com o ministro Alexandre Silveira o presidente da CNTI, José Reginaldo, e o secretário-geral Nelson Bonardi, reforçando a articulação nacional em defesa dos trabalhadores do setor.

Além disso, o Sindicato protocolou ofício solicitando reunião com o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), para aprofundar o debate e buscar alternativas responsáveis para o setor elétrico.
 

Fonte: Eletricitários

 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top