Convocação: 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres
Data de publicação: 15 Dez 2016
.jpg)
A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST participou, nos dias 12 a 14 de dezembro, da Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMu) no Ministério da Saúde, em Brasília, que tratou, entre outras pautas, da organização para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher.
As entidades que integram a CISMu se comprometeram a ajudar na divulgação e preparação das etapas prévias da conferência, que serão realizadas no período de 1º de janeiro a 21 de maio etapas Municipais e ou Macrorregionais, de 22 de maio a 20 de junho Estaduais e Distrito Federal e de 1º a 4 de agosto será a 2ª Conferência Nacional.
As trabalhadoras têm um papel importante nesse processo, ao contribuir para a análise no mundo do trabalho e os impactos na saúde das mulheres. O contexto político atual, também influencia nos direitos das mulheres e consequentemente na sua saúde, colocando novos desafios e a busca de alternativas para a sua superação.
Após 30 anos da 1ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher, onde o Estado deveria ter avançado mais, percebemos que ainda precisamos nos reafirmar, impulsionar e principalmente efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais, entre outras, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis n° 8.080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990.
Diante desse cenário, é fundamental pensar sobre a saúde da mulher com um olhar mais respeitoso. A NCST tem cumprido seu papel por meio de diversas ações realizadas em todo território nacional, visando à proteção e ampliação da saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.
Sônia Maria Zerino – Secretaria Nacional para Assuntos da Mulher – NCST
Link:
http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2016/docs/05maio23_Portaria_1017_ConferenciaNacSaudeMulher.pdf
http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso537.pdf
http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso538.pdf




.png)


.png)

.png)
.png)
.png)
.png)
.png)





