CNTTT na luta pela efetiva aplicação da "Lei da Vida" para reduzir acidentes

Data de publicação: 11 Abr 2013

A comissão especial criada para modificar a Lei que regulamenta a jornada dos caminhoneiros (Lei 12.619/12) promoveu mais uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nos dias 9 e 10, para ouvir os distribuidores de alimentos relacionados ao setor.

Foram convidados para a mesa:

- O presidente em exercício da Associação dos Produtores e Distribuidores de Horti-Fruti do Estado de São Paulo (Aphortesp), Ivair Monteiro da Silva;

- O gerente do Departamento Jurídico da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Carlos Eduardo de Melo Ribeiro;

- A representante do Departamento Jurídico da Federação Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat) Virgília Laira.

- O presidente do Sindicado dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sincaep), José Robson Coringa.
 
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres - CNTTT, Omar José Gomes, os representantes e diretores da Nova Central: Hamilton Dias de Moura e Luiz Antônio Festino , representantes da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná - FETROPAR entre outros representantes de federações filiadas à CNTTT também participaram da reunião.

De acordo com os dirigentes, esta busca por equacionar a logística do país não pode sobressair as questões humanas, a saúde do trabalhador e colocar em risco a vida, não só dos motoristas, mas também de todos que circulam em vias públicas.

NOTA DA CNTTT

Durante 2 dias (9 e 10 de Abril), o grupo de trabalho GT-CNTTT, coordenado pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, Omar José Gomes, que também é vice-presidente da Nova Central participou de mais uma sessão das seguidas audiências públicas na Câmara dos Deputados. Estes encontros são orquestrados pelo seguimento econômico do Agronegócio e de setores dos caminhoneiros autônomos, que pretendem desconstruir a lei 12.619/12 que regulamentou a profissão de motorista e normatizou procedimentos da atividade do exercício da profissão, que é de extrema importância para reduzir o número de acidentes nas vias e rodovias do país.

Para Omar José Gomes, cada dia mais tem ficado claro a determinação de um grupo de parlamentares da câmara dos deputados em acabar com a lei.

“É importante esclarecer que os trabalhadores não são contra o aprimoramento da lei, mas não podemos aceitar que alguns argumentos nos arranquem uma conquista que demorou mais de 20 anos para acontecer, gerando um amplo debate junto aos setores da classe patronal, do MPTF e com o legislativo. Antes mesmo que sua efetiva aplicação sofra mudanças que venham desfazer os principais objetivos que garantiram aos trabalhadores uma condição de trabalho mais justa e digna, é que estamos aqui", esclareceu Omar.

A CNTTT e a Nova Central continuarão acompanhando e participando destes debates e de prontidão para mobilizar os trabalhadores, caso qualquer proposta apresentada possa trazer prejuízos às conquistas alcançadas pelos trabalhadores em transportes no Brasil.
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top