CSPB apoia justiça social para os aposentados e pensionistas

Data de publicação: 21 Mar 2013

 Diretores da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), compareceram ao local para externar o apoio e a colaboração da entidade na defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas brasileiros. “A PEC 555/2006 veio para corrigir uma grande injustiça feita aos aposentados do serviço público, visto que os servidores durante algum tempo fizeram suas contribuições previdenciárias. O servidor presta serviço à sociedade, portanto a aposentadoria é um direito fundamental” explica o secretário geral da CSPB, Lineu Mazano
.
O vice-presidente da CSPB de São Paulo, Joalve Vasconselos, considera importante a permanente vigilância dos atos poder legislativo e destacou a colaboração dos sindicatos paulistanos na luta pelos interesses dos servidores públicos. “A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, na pessoa do nosso presidente João Domingos; a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, na pessoa do nosso presidente Lineu Mazano, e todos os sindicatos de São Paulo, estão na luta e com grande expectativa de que a PEC 555 seja aprovada ainda este ano”, disse Vasconselos.

A presidenta do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (Sindifazenda), Jecirema Carvalho, esbanjou otimismo quanto à aprovação da PEC e ressaltou as importantes colaborações que aposentados e pensionistas, ao longo de vários anos de serviços prestados, dedicaram ao País. “Servidores pensionistas e aposentados são pessoas que dedicaram uma vida inteira e merecem o mínimo de respeito e dignidade. Quando chegamos no período de aposentadoria, é que precisamos, de fato e de direito, de todo o apoio. Então o Sindifazenda busca hoje nessa casa lutar para que essa PEC seja votada. Eu creio que com toda essa mobilização nós vamos sair vitoriosos”, concluiu Jecirema.

O diretor financeiro da CSPB, Fernando Borges, destacou a importância da mobilização das entidades sindicais para a defesa dos interesses dos trabalhadores. “Eu acho que tudo que foi feito hoje foi uma demonstração, mais uma vez, daquilo que caracteriza a essência de uma mobilização. A mobilização no país está passando por todas as entidades sindicais, inclusive as próprias, aquelas que defendem exclusivamente os interesses dos aposentados e pensionistas, porque é sobre isso que versa a PEC 555, disse. 

Para Borges, a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas é injusta e caracteriza um desvio contratual: “Essa contribuição está conotada como uma bitributação. Se você imaginar que o servidor aposentado já colaborou com aquilo que era um compromisso seu ao entrar no serviço público, e durante o longo de todo esse período que esteve na ativa, colaborou. O que ocorre neste caso, é que esse contrato foi rompido, pois esse trabalhador venceu o compromisso que havia assumido. Continuar descontando é muito mais grave do que você pode imaginar para um País em que os aposentados precisam do apoio do governo, e o governo, ao contrário, está prestando um desserviço para aqueles que tanto colaboraram com o desenvolvimento nacional”, destacou Fernando Borges.

De acordo com o ex-deputado e autor da PEC, Carlos Mota, “a contribuição que recai sobre os inativos fere os princípios da própria Constituição, pois funciona mais como um confisco à renda do aposentado do que como uma contribuição propriamente dita” disse.

SECOM/CSPB
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top