Nova Central presente no lançamento do “Mulher: Viver sem Violência”

Data de publicação: 13 Mar 2013

A Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, presidiu ato de lançamento, nesta quarta-feira (13/03) no Palácio do Planalto, do programa de consolidação e ampliação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, nos 10 anos da SPM.

A Diretora para Assuntos da Mulher e da Juventude da Nova Central e Secretaria para Assuntos de Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da CNTI, Sônia Maria Zerino da Silva participou da cerimônia e ressaltou sobre o importante passo que a Ministra Eleonora Menicucci, juntamente com a presidente Dilma Rousseff deu em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na busca para garantir melhores condições de trabalho e uma vida mais digna e justa para as mulheres brasileiras. 

O Programa “Mulher: Viver sem Violência” prevê a criação de centros integrados de serviços especializados, humanização do atendimento em saúde, cooperação técnica com o sistema de justiça e campanhas educativas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Além disso, tem a criação da “Casa da Mulher Brasileira”, que contará com delegacias especializadas com atendimento à mulher, ampliação do disque denúncia (180), juizados e varas, defensoria, promotoria, equipe psicossocial e equipe para orientação ao emprego e renda, brinquedoteca às crianças que acompanham a mulher que busca o atendimento, e espaço de convivência para as mulheres.

(Foto: Roberto Stuckert)
Na ocasião foram apresentadas ações para os centros de atendimento as mulheres em área de fronteira e campanhas educativas de prevenção e enfretamento à violência. Além, da entrega do Prêmio: “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), às organizações produtivas de destaque no fortalecimento da sustentabilidade em condições de segurança e soberania alimentar.

No final da cerimônia, Dilma Rousseff assinou ainda, um Decreto para capacitar as pessoas que trabalhem no atendimento das mulheres vítimas da violência. Para combater a exploração e o tráfico de mulheres, o governo deseja ampliar a presença de centros de atenção às mulheres em áreas de fronteira do Brasil com a Bolívia, Venezuela, Uruguai, Guiana Francesa, Guiana Inglesa e Paraguai.

(No centro - blusa branca: Rosalda Ciarlini, Governadora do Rio Grande do Norte).



Governadores do estado federativo, Senadores, Prefeitos, Ministros, Deputados, Deputadas e as representantes das centrais sindicais (Nova Central, UGT, Força Sindical, CTB e CGTB) compareceram no lançamento deste programa que visa integrar os serviços públicos e organizar o atendimento humanizado às mulheres.


                                       (A Deputada Elcione Barbalho ao lado da Diretora da Nova Central, Sônia Zerino - de rosa).


                                                   

 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top