Igualdade das Mulheres: Tema de seminário no Rio
Data de publicação: 2 Abr 2012A 1ª mesa coordenada pela diretora de Assuntos da Mulher da NCST, Maria Helena, reuniu o deputado estadual Paulo Ramos e a presidente do PC do B/RJ Ana Rocha, que falaram sobre “O Brasil de Hoje”. Paulo Ramos fez importante histórico do Brasil desde a Revolução de 30, quando as iniciativas de Getúlio Vargas transformaram o país de agrário exportador em industrializado. Ao mesmo tempo em que mudava as estruturas do país no campo econômico Vargas o fazia também no campo social, com as leis de proteção ao trabalho, inclusive o voto feminino, concedido em fevereiro de 1932, que neste ano completa 90 anos, sendo importante marco na luta de igualdade de direitos. O deputado analisou também o período JK, de Jango, que abriu grandes esperanças ao povo brasileiro com a luta pelas reformas de base, sendo, porém esse período interrompido pelo golpe de 64. Com a redemocratização, a campanha das “Diretas Já”, o país chegou à 1ª eleição direta para Presidência da República, elegendo Color de Mello que iniciou o período de abertura da economia brasileira ao capital privado, prosseguida pelo presidente Itamar e Fernando Henrique, em cujo mandato, as grandes estatais estratégicas para o desenvolvimento do país como a Vale do Rio Doce e Telebrás foram privatizadas. Questionou o governo Lula por continuar com as privatizações e por não rever as privatizações das estatais entregues na bacia das almas como a Vale do Rio Doce, leiloada por 3 bilhões, quando na realidade valia cerca de 70. Ana Rocha contestou Paulo Ramos falando sobre os avanços do governo Lula, revertendo a pobreza com os inúmeros projetos sociais e a política de valorização do salário mínimo que trouxe o fortalecimento do mercado interno. Ressaltou, porém, que o mais importante foi o fortalecimento da democracia em seu período, continuada pela presidente Dilma.
O seminário contou com a participação além dos parlamentares envolvidos nas palestras, com representantes dos movimentos sociais, Unegro, Sudim e do Dieese que teve participação importante no tema “Mulher e Trabalho”, mostrando com gráficos a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho e os setores de maior inclusão.
Maria Helena falou sobre a importância do evento principalmente no ano em que se comemora os 90 anos do voto feminino, marco para a arrancada das conquistas, ressaltando porém que longo caminho terá que ser ainda percorrido “ pois num país em que as mulheres representam a maior parte da população, em que pela primeira vez uma presidente foi eleita, a representatividade feminina nas casas legislativas e no executivo é ainda muito pequena”, diz Maria Helena.





A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) participou, nesta quinta-feira (13), da Solenidade de Divulgação da RAIS Mensalizada, realizada no Auditório do Ministério do Trabalho, em Brasília.




.png)
.png)
.png)
.png)
.png)





