Fórum das Centrais Sindicais definem principais ações para começo de 2026
Data de publicação: 19 Dez 2025
Nesta quinta-feira (18), reunidos na sede da TVT – TV dos Trabalhadores na Avenida Paulista – Centro de São Paulo, representantes da NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, CUT, UGT, Força Sindical, CTB, Pública, Intersindical, CSP – Conlutas e CSB, aprovaram agenda unificada de ações que serão realizadas a partir de janeiro de 2026.
No encontro os sindicalistas decidiram que organizarão o Dia Nacional de Comemoração da Correção do IRPF; próximos passos sobre a Autorregulação das Centrais Sindicais; Campanha de Mobilização pelo fim da Jornada 6X1; plenária de preparação da Marcha das Centrais em Brasília; II CNT – Conferência Nacional do Trabalho e Eleições Gerais.
De forma unanime criticaram o GTTE - Grupo de Trabalho Técnico dos Entregadores criado pelo ministro Guilherme Boulos, da Secretaria Geral da Presidência para discutir e propor uma regulamentação para o trabalho de entregadores por aplicativo, sem a indicação de integrantes do MSB – Movimento Sindical Brasileiro e apenas de associações deste setor.
A limitação de três representantes das centrais sindicais ignora o fato de que o MTE- Ministério do Trabalho e Emprego em conformidade com a Lei Federal 11.648/2008, reconhece seis centrais de âmbito nacional, que dentre suas atribuições está coordenar a representação dos trabalhadores e trabalhadoras por meio das organizações sindicais a ela filiadas.
Para que o debate prossiga sem divergências em torno das relações entre motoristas e aplicativos de transporte, foi sugerido que o tema seja retomado com a participação ampla dos interessados, com base no acúmulo de discussões e propostas do PLC 12/2024 – Projeto de Lei Complementar de relatoria do deputado Augusto Rodrigues Coutinho de Melo (Republicanos de PE).
Principais ações para o começo de 2026:
5 de janeiro – Dia Nacional de Comemoração da Correção do IRPF;
16 de janeiro – Comemoração dos 90 anos do Salário Mínimo na Casa da Moeda no Rio de Janeiro a partir das 17 horas;
9 de fevereiro (a confirmar) – Plenária Pré-campanha Eleições Gerais e combate ao Assédio Eleitoral em São Paulo;
10 de fevereiro – Seminário Nacional do Salário Mínimo no Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília;
27 de fevereiro - Plenária Pré-campanha Eleições Gerais e combate ao Assédio Eleitoral em Minas Gerais;
3, 4 e 5 de março – II CNT – Conferencia Nacional do Trabalho no Centro de Convenções no Anhembi em São Paulo;
15 de março – Marcha das Centrais em Brasília;
Fonte: Blog Profissão Transportes







.png)


.png)


.png)
.png)
.png)
.png)





