Representantes dos trabalhadores são excluídos do XVI Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Data de publicação: 1 Set 2016


O evento aconteceu quarta-feira (31/8), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, para debater o “Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas e Reforma Trabalhista”, apesar do tema interessar os trabalhadores (as) em transportes, seus representantes legais foram excluídos da mesa que conduziu os trabalhos e também da apresentação de suas sugestões.

Geraldo Meireles (Geraldinho), secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestre (CNTTT), participou como convidado e observou que os organizadores convidaram vários deputados, ministros e representantes das empresas, mas que “infelizmente” a classe trabalhadora foi esquecida.

“Em outras palavras, num fórum como esse, no qual se discutiu temas tão importantes sobre o transporte, os trabalhadores não tiveram voz e tampouco vez! Mas esse esquecimento não é por acaso, o objetivo é enfraquecer a representação dos empregados para explorar ainda mais a mão de obra, já tão mal remunerada”, disse Meireles.

Ele não se conformou com o posicionamento do advogado e diretor Jurídico da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, Marco Aurélio Ribeiro que em nome dos empresários defendeu que a “prerrogativa” de fazer horas extras “acima do permitido” pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) seja uma negociação direta entre o patrão e o empregado, sem interferência do sindicato laboral.

De acordo com Nailton Francisco de Souza (Nailton Porreta), diretor Nacional de Comunicação da Nova Central as propostas por autônomos, empresários e deputados são mais que “absurdas” e visam aumentar a exploração dos motoristas profissionais no Brasil.

“Com argumentos da insegurança jurídica, eles apostam no enfraquecimento e/ou fim da Justiça do Trabalho; referente o Exame Toxicológico, defendem que a exigência seja facultativa para a empresa solicitar no processo de demissão; reivindicam mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) referente pontuação por desobedecer ao rodízio de caminhões e o fim da multa em caso de não indicar o motorista infrator, além de estarem otimistas com a proposta de Reforma das Leis Trabalhistas”, esclarece Nailton Porreta. 
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top