NCST e CSPB participam de ato público pela aprovação da PEC 555

Data de publicação: 2 Jun 2014

O fim da contribuição previdenciária sobre aposentadorias e pensões foi tema de ato público que lotou o auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (29). Organizado por diversas entidades sindicais e de classe, entre elas a Nova Central e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, que cobraram dignidade e respeito e votação imediata da PEC 555/06.
 
Parlamentares de vários partidos participaram do ato em apoio à reivindicação do fim da taxação dos inativos, instituída em reforma de 2003, que sobretaxou a previdência, criando uma contribuição de 11% sobre o total dos vencimentos de servidores aposentados, segundo o governo, para reduzir gastos dos tesouros nacional, estaduais e municipais.
 
O texto original da PEC 555, do então deputado federal Carlos Domingos Mota Coelho (PSB/MG), pedia a revogação do Artigo 4º da EC 41, com a desobrigação integral do pagamento do encargo, porém, o substitutivo do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), aprovado na comissão especial institui a desoneração gradativa. Segundo o parecer, ao completar 61 anos de idade, o servidor pagará 80% da contribuição, sendo reduzido em 20% a cada ano, até chegar à isenção completa aos 65 anos.
 
A mobilização em defesa da PEC 555 tem sido intensa desde 2011 com o envolvimento dos grandes sindicatos e associações de servidores federais. A matéria está pronta para votação em plenário desde setembro de 2012, com mais de 500 pedidos de deputados para que seja votada em regime de urgência.
 
A Nova Central e a CSPB elaboraram manifesto em prol da aprovação da PEC 555, distribuído durante o ato, no qual repudiam a bitributação dos servidores inativos, pois não haverá nenhuma contrapartida, já que a nova contribuição não vai gerar um novo benefício. Leia, abaixo, a íntegra do manifesto.
 
PEC 555 - Por respeito e dignidade
 
A Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB apóiam integralmente a luta dos servidores públicos, aposentados e pensionistas pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006.
 
A PEC vem extinguir, gradualmente, a cobrança de contribuição previdenciária instituída em 2003, uma das mais cruéis medidas tomadas contra os servidores públicos, após anos e anos dedicados a levar o serviço público à sociedade.
 
A Nova Central e a CSPB entendem que a cobrança é uma bitributação, já que o servidor quando em atividade pagou contribuição para hoje ter direito ao benefício que recebe; e configura violação de ato jurídico perfeito, protegido pela Constituição de 1988.
 
As entidades condenam os atos do Congresso Nacional e do Governo Federal no sentido de aprovar desonerações para o sistema financeiro e a indústria e passar a conta para o aposentado pagar. Aprovar a PEC 555/06 é uma questão de justiça para com aqueles que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento do País.
 
Nesse sentido, a Nova Central e a CSPB vêm buscar junto ao Parlamento a aprovação da PEC 555, como forma de corrigir a injustiça e os danos e sofrimentos causados com o confisco à renda dos aposentados e pensionistas.
 
Aprovação já da PEC 555/06
 
Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST
 
Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB
 
 Fotos: Julio Fernandes
 
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top