O ex-deputado federal Sérgio Miranda de Matos Brito morreu, nesta madrugada de segunda-feira (26), em Brasília, vítima de câncer. 

A Nova Central presta homenagem a este ilustre político brasileiro, que muito contribuiu às causas trabalhistas junto a câmara dos deputados.

" /> O ex-deputado federal Sérgio Miranda de Matos Brito morreu, nesta madrugada de segunda-feira (26), em Brasília, vítima de câncer. 

A Nova Central presta homenagem a este ilustre político brasileiro, que muito contribuiu às causas trabalhistas junto a câmara dos deputados.

">

Homenagem ao Deputado Sérgio Miranda

Data de publicação: 26 Nov 2012

Sérgio Miranda de Matos Brito, nasceu em 23 de novembro de 1947, em Belém (PA). Político brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista, professor e deputado federal por Minas Gerais por quatro mandatos, entre 1993 e 2006, chegou a ser indicado como um dos mais influentes da Câmara dos Deputados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Vereador em Belo Horizonte entre 1988 e 1992, assumiu como deputado após renúncia de Célio de Castro (PSB), que tornou-se vice-prefeito da capital.

Após assumir a presidência da sigla do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Belo Horizonte, presidiu também a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini. 

Como deputado federal atuou na CPI das Fraudes do INSS, na investigação do assassinato dos fiscais do Ministério do Trabalho, além de ter participado da missão oficial à China em 2000. Trabalhou principalmente nas áreas orçamentária, previdência, direitos sociais e trabalhistas. Como vereador, foi autor da lei da meia-entrada para estudantes em Belo Horizonte.

Sérgio Miranda foi militante do Partido Comunista do Brasil durante quase cinco décadas e exerceu vários mandatos como membro do Comitê Central e da Comissão Política. Durante sua jornada, Miranda militou também contra a ditadura militar.

Faleceu nesta segunda-feira (26 de novembro de 2012), deixando uma história marcada por lutas e conquistas, sempre em prol de causas justas. Algumas delas, ligadas a classe trabalhadora brasileira.

O seu velório ocorrerá em Brasília a partir das 15h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. E o sepultamento, também em Brasília, acontecerá na manhã desta terça-feira (27), entre 9h e 10h. No cemitério Campo da Esperança, final da asa sul.


 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top