Senado aprova porte de armas para agentes penitenciários

Data de publicação: 23 Maio 2014

O Projeto de Lei - PL  28/2014, que permite aos agentes penitenciários e guardas portuários o porte de arma de fogo fora do horário de serviço foi aprovado no Plenário do Senado Federal, na última quarta-feira, (21). A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) esteve na luta pelo projeto que visa garantir a segurança dos agentes. Agora o PL segue para sanção de Dilma.

O diretor de segurança pública da CSPB e presidente da Federação Nacional dos Agentes Penitenciários (Fenaspen), Fernando Anunciação, acompanhou a votação que aprovou a matéria no Senado,  juntamente com mais 200 agentes penitenciários de todo o país. Na oportunidade, Fernando destacou a trajetória de lutas para que esse projeto fosse aprovado:  “Para nós significa o fortalecimento dessa categoria. O servidor penitenciário hoje está mais fortalecimento com esse projeto de lei que veio fazer justiça a essa categoria. Foram 5 anos de luta, com três projetos que foram aprovados e que foram vetados pela presidência, mas agora conseguimos justiça e temos muito que agradecer a Nova Central e a CSPB, que nos deu apoio irrestrito nessa luta. É a valorização e o fortalecimento do estado. Esse servidor está mais fortalecido então a segurança do estado está mais fortalecida com esse projeto”.

A proposta não recebeu nenhuma emenda dos senadores e o parecer do senador Gim (PTB/DF), foi favorável ao projeto dos agentes. “Foi uma luta grande. Esse grupo dos agentes ficou acampado na porta do congresso nacional, com suas mais de 300 barraquinhas e foi realmente uma reivindicação justa. Agradeço a todos, mas principalmente aos agentes penitenciários e portuários que participaram efetivamente desse projeto e nós fizemos justiça a esse grupo que merece tanto”, ressalta o parlamentar.

Segundo a matéria aprovada, os profissionais podem portar armas de fogo fora do horário de trabalho desde que os profissionais que se submetam ao regime de dedicação exclusiva, passando por formação funcional e subordinados a mecanismo de fiscalização e controle.

Histórico
A presidente Dilma Rousseff, em 2013, já havia vetado dois outros textos aprovados pelo Congresso, que tratavam do mesmo tema, alegando que eram necessárias alterações para conceder o direito aos servidores. A proposta de iniciativa do poder executivo, sofreu alterações na Câmara dos Deputados, incluindo os guardas portuários, sob a legação de que esses profissionais estavam sujeitos a ações da criminalidade por suas funções desempenhadas. Depois da sua aprovação no Senado, o PL 28/2014 segue para sanção da presidente Dilma. 

Fonte: Secom/CSPB 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top