TRABALHADORES E SINDICALISTAS IMPEDEM FUNDAÇÃO DE SINDICATO FANTASMA

Data de publicação: 28 Abr 2016

Trabalhadores se mobilizaram para evitar a fundação do SINTRACLATES (Sindicato dos Trabalhadores e empregados nas Cooperativas de Laticínios e derivados no Estado do Espírito Santo).
 
No final da tarde da última segunda-feira (25/04) funcionários das cooperativas de laticínios Selita, Veneza, diretores do SINTRACOOP – ES (sindicato dos trabalhadores em cooperativas do ES), FENATRACOOP (federação nacional da categoria), diversas entidades sindicais e representantes da Nova Central Sindical se uniram para barrar a fundação de um sindicato que tinha como claro objetivo apenas receber contribuições sindicais dos trabalhadores, retirar direitos vendendo Convenções Coletivas de Trabalho aos empregadores, sem consultar os funcionários e prejudicar entidades sérias que querem realmente lutar pelos trabalhadores, ferindo assim a imagem dos sindicatos perante a sociedade. Um golpe contra o movimento sindical.
 
Um edital publicado no Diário Oficial da União e em um jornal de grande circulação do Espírito Santo convocava a categoria para a assembleia de fundação que aconteceria na segunda-feira às 17h. na sede da Coopalmares no assentamento Zumbi dos Palmares na cidade de São Mateus – ES. Cientes da convocação as entidades sindicais se uniram aos trabalhadores em defesa de sua base e compareceram à assembleia.
 
Para a surpresa dos trabalhadores não havia ninguém no local, nem mesmo o Sr. Antônio do Carmo Carvalho de Oliveira, que assina o edital como presidente da comissão de pró-fundação do Sintraclates, morador do assentamento e que nem sabia do que se tratava. “Emprestei meu nome para um amigo, não sabia para que era, não sou trabalhador de cooperativa e também fui enganado, estou pasmo e não sei o que fazer”, explicou Antônio. “Como imaginávamos, a criação deste sindicato é realmente uma fraude, tanto que nem assembleia fariam, apenas redigiriam uma ata falsa, com assinaturas falsas e depois tentariam registrar esta ata como sendo a vontade dos trabalhadores. Gostaria de saber o que este ‘amigo’ tem a esconder que nem apareceu para realizar a assembleia, não trouxe nenhum trabalhador para participar da fundação”, afirmou o dirigente da FENATRACOOP Yuri Guermann.
 
Sem os representantes do Sintraclates, a funcionária da cooperativa de laticínios Veneza Maria de Fátima Pardinho Sena Santos foi eleita pelos presentes para presidir a assembleia e Luan Moreira Carvalho foi nomeado como secretário. Com a leitura do edital de convocação, os verdadeiros trabalhadores em cooperativas de laticínios votaram por unanimidade pela NÃO criação do sindicato. “Sem fazer parte da categoria estes impostores tentaram criar uma entidade que já tem sua base representada em todo o estado do Espírito Santo pelo SINTRACOOP – ES e em todo o Brasil pela FENATRACOOP e seus sindicatos filiados. Solicitamos o comparecimento de um cartorário para dar fé pública ao que aconteceu aqui, para confirmar e nos ajudar a desmantelar esta fraude”, afirmou o presidente do SINTRACOOP – ES, Evaristo Lunz Gomes. Em sua ata notarial o tabelião Wesley Schulz deixou bem claro o que encontrou: ‘ao chegar no local vislumbrei um espaço aberto, sem instalações prediais, ou ainda hidráulicas e elétricas, estavam presentes no ato aproximadamente 100 pessoas, dentre elas os funcionários das cooperativas de laticínios e representantes das entidades sindicais’ (veja a integra da ata aqui).
 
De acordo com o secretário geral do SINTRACOOP – ES, Raphael Miguel, é muito comum no Brasil este tipo de falcatrua e cabe aos trabalhadores e também ao ministério público do trabalho coibir estas ações. “É preciso que a categoria esteja sempre atenta a estes farsantes que não querem representar realmente os trabalhadores, mas apenas recolher as contribuições, haja vista que escolheram um local ermo, sem instalações, onde para chegar não havia nem asfalto. É preciso denunciar estas pessoas que são coordenadas por grandes centrais sindicais que não querem defender os trabalhadores, mas apenas arrecadar”, explicou.
 
Raphael agradeceu ainda todos os representantes de sindicatos espalhados pelo Brasil e filiados à Fenatracoop que estiveram presentes no Espirito Santo para ajudar na defesa da categoria. “Formamos um grupo muito forte que realmente está preocupado com a defesa do direito dos trabalhadores. Agradeço a todos que saíram de seus Estados e vieram nos ajudar nesta empreitada, agradeço também a Fenatracoop que não poupou esforços para que tudo corresse bem e aos trabalhadores que mais uma vez mostraram que unidos somos sempre mais fortes”, encerrou.

Fonte: SINTRACOOP-ES
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top