Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários – SP homenageia Outubro Rosa

Data de publicação: 31 Out 2014


A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários – SP organizaram na quinta-feira (30/10) na sede central da entidade, um dia de conscientização e prevenção do “Câncer de Mama”, em homenagem ao Outubro Rosa. Os convidados foram recepcionados com um delicioso café da manhã e, em seguida, assistiram a uma palestra sobre o tema.

Participaram da mesa de abertura o Secretário de Finanças da Confederação dos Trabalhadores em Transportes Terrestre (CNTTT), Geraldo Abílio Meireles, a diretora Estadual da Secretaria das Mulheres da Nova Central – SP, Luciane Oliveira, o presidente da Nova Central – SP, Luiz Gonçalves (Luizinho) e a diretora da Secretaria das Mulheres do Sindicato dos Motoristas – SP, Edna Andrade.

Na abertura solene do evento, o presidente do sindicato, José Alves do Couto Filho (Toré) disse que este tipo de atividade tem um valor inestimável, por ser de cunho preventivo e que pode salvar vidas. “As pessoas de modo geral, têm pavor de ir ao médico. Em muitos casos, esta resistência associada à desinformação colabora para aumentar os índices de incidência da doença no Brasil”.

A diretora da Secretaria das Mulheres, Monique Bastos, conduziu os trabalhos. Agradeceu a presença de todos e falou de que é preciso divulgar mais sobre esta questão, por ser “infelizmente”, uma doença que ocorre com frequência e que aumenta com a idade, sendo mais comum em mulheres sem filho ou que não amamentaram.

Formada em 1957 pela segunda turma de Medicina da PUC, a ginecologista, Célia Trivino (82), que atuou 28 anos na área e recebeu o prêmio “Médico Destaque” de empresas que trabalhou e também do Conselho Regional de Medicina (CRM), além de diplomas e medalhas pelos serviços prestados, ministrou uma palestra que despertou a atenção do público.

Ela esclareceu sobre os sinais de tumor da mama, que é como uma bola localizada na glândula mamária. “Como todos os tumores, é uma massa de tecido anormal que cresce independente dos tecidos em volta. Que pode ser maligno ou benigno, mas se for descoberto precocemente pode ser curado”, alertou.

Ela também fez recomendações sobre o problema da obesidade; redução do colesterol e triglicérides; riscos do tabagismo e problemas na coluna vertebral devido posturas inadequadas. No encerramento foram sorteados 3 brindes. As sortudas foram Mercedes Dorina (Psicóloga), Cleunice Souza (Empresa Radial) e Francisca Genésia A. Calixto (funcionária do sindicato).
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top