Centro de Treinamento da CNTI sedia I Encontro Nacional da Construção Civil

Data de publicação: 10 Out 2013

“Desenvolver políticas para o setor da construção civil e do mobiliário com saúde, segurança e qualidade de vida para os trabalhadores”, este é o objetivo do I Encontro Nacional dos (as) Trabalhadores (as) na Construção com participação das centrais sindicais (Nova Central, CGTB, CTB, CUT,UGT, Conlutas e Força Sindical), das Confederações (CONTRICOM – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário, CNTIC – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, CONTICOM – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Madeira), representante do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), do Governo Federal, por meio da secretaria geral da Presidência da República e do Ministério do Trabalho e Emprego entre outros.

O evento realizado em Luziânia/GO, sede do Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), teve início nesta quarta-feira (09/10), com abertura solene dos trabalhos. Representantes dos trabalhadores e do Governo Federal puderam relembrar as lutas históricas e dificuldades já enfrentadas pelos trabalhadores no ramo da construção civil, com forte perspectiva para a construção de um acordo unitário de consenso para um futuro melhor aos trabalhadores desta área. “A construção da unidade nos ajudará a avançar nesta luta por melhores condições de trabalho. Por isso é preciso aproveitar este momento de debate para tirar decisões concretas com o conjunto dos trabalhadores da construção civil, e formular uma pauta única nacional que contemple todas as partes”, explica o presidente da CONTRICOM, também vice-presidente da Nova Central, Francisco Chagas Costa, que na ocasião representou o presidente da NCST, José Calixto Ramos.

O evento que busca o fortalecimento da organização sindical e da unidade de ação dos sindicatos de trabalhadores da construção em todo o país para melhorar as condições de vida e de trabalho, seguirá nesta quinta e sexta (10 e 11 de outubro) com palestras envolvendo assuntos como: “Política de Desenvolvimento do Setor da Construção”, “Saúde e Segurança”, “NR18”; “Penosidade e Meio Ambiente”, “Terceirização”; “Informalidade”, “Trabalho Escravo” e “Política de Qualificação”. Todos os temas importantes para esclarecer e ajudar na elaboração do documento final (Plano de Luta), voltado à área da construção civil, a ser aplicado em todo Brasil.

Trabalhadores da CONTRICOM e o presidente da confederação: Francisco Chagas Costa

 

Fotos: Zamir Brandão/Kleber Freitas

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top