
Plenária de sindicalistas debatem sugestões rumo ao 6º Congresso da NCST/SP
Data de publicação: 17 Jun 2025
Os sindicalistas receberam informações detalhadas de todos os temas que serão debatidos no evento, obtiveram orientações da formação da chapa da próxima diretoria que será eleita e convocação para participar na terça-feira (17), a partir das 10 horas, do ato unificado das centrais sindicais contra Juros Altos, em frente ao Banco Central na Avenida Paulista, 1.804.
Luiz Gonçalves (Luizinho), presidente Estadual da Nova Central – São Paulo, falou da importância da organização sindical da classe trabalhadora na luta cotidiana por uma sociedade mais justa, igualitária em que a democracia seja plena, garantidora de Relações do Trabalho dignas com respeito ao processo de negociação coletiva e sindicatos fortes.
“Tenho dito reiteradamente que as entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras precisam dispor de recursos — políticos e financeiros — para se contraporem ao poder das corporações empresariais, aos governos de plantão e às decisões unilaterais de políticos no parlamento, seja nos municípios, estados e, principalmente, no Congresso Nacional”, afirmou Luizinho.
Maria dos Anjos Hellmeister, diretora da NCST/SP, presidente do SindeBeleza e Diretora da Mulher e Gênero da Contratuh, denunciou o que chamou de “Máfia dos Contadores”, que se especializaram na elaboração de cartas de oposição de eventuais contribuições aprovadas em assembleias para custear toda estrutura e os serviços prestados à categoria.
O Diretor de Comunicação da Nova Central – SP, Nailton Francisco de Souza (Porreta), comentou sobre os desafios do MSB - Movimento Sindical Brasileiro diante do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no primeiro ano afirmava que seria para organizar a casa, o segundo para preparar a terra e plantar e o terceiro seria o da colheita.
“Reconhecemos que a correlação de forças no Congresso Nacional não é favorável as demandas das entidades sindicais. Porém, falta empenho de setores do Governo Federal e de parlamentares da base aliada, para pautar e defender às instituições que atuam para assegurar o cumprimento dos direitos e denunciar abusos e exploração patronal”, lamentou Nailton Porreta.
Temas da Tese Guia do 6º Congresso da NCST/SP – Luiz Antônio Festino:
ü Balanço do atual mandato;
ü Cenário Internacional;
ü No eixo sobre Conjuntura Política e Econômica, devemos abordar erros e acertos dos governos: Ações do Governo Lula 3, Tarcísio e Ricardo Nunes – Avaliar atuação dos parlamentares – Senadores, Deputados Federai/Estaduais e Vereadores;
ü Desafios do MSB – Movimento Sindical Brasileiro;
ü Escândalo do INSS e punição dos culpados;
ü COP – 30 – Meio Ambiente e Mundo do Trabalho; Campanhas Salariais do 2º semestre;
ü Eleição da Nova Diretoria.
Fonte: NCST/SP