
Nova Central tem atuação destacada na 113ª Conferência da OIT e no 2º Fórum da Coalizão Global pela Justiça Social
Data de publicação: 16 Jun 2025
Um dos destaques da atuação da NCST foi sua contribuição decisiva nas negociações do histórico acordo tripartite que resultou em novos convênios e recomendações da OIT sobre Proteção contra Riscos Biológicos, Regulamentação do Trabalho em Plataformas de Aplicativos, e a Transição da Informalidade para a Formalidade com foco no Trabalho Decente. Essas resoluções representam avanços fundamentais para a proteção da saúde dos trabalhadores, modernização das relações laborais e garantia de direitos em um contexto de rápidas transformações no mundo do trabalho.
Além desses temas centrais, a Nova Central participou ativamente dos debates sobre Normas Internacionais do Trabalho, abordando questões como riscos biológicos, igualdade de gênero, proteção social universal, combate à precarização e promoção do diálogo social como instrumento de construção de políticas públicas eficazes.
A presença da NCST também foi marcante no 2º Fórum da Coalizão Global pela Justiça Social, iniciativa liderada pela OIT e lançada em 2023 com apoio do Brasil. O evento reforçou o compromisso de governos, sindicatos, empresas e organizações da sociedade civil com a justiça social como pilar essencial do desenvolvimento sustentável. A Nova Central esteve ao lado do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de outras lideranças internacionais nas discussões sobre políticas integradas para promoção do trabalho decente, fortalecimento da proteção social e redução das desigualdades.
A delegação da Nova Central foi composta por dirigentes sindicais experientes e comprometidos, que atuaram com firmeza nas comissões técnicas, grupos de trabalho e plenárias. Seu desempenho foi elogiado por representantes de outras centrais sindicais e organismos multilaterais, pela capacidade de articulação, coerência nas propostas e defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora.
Para a Nova Central, a participação na Conferência reforça o papel do movimento sindical na construção de soluções globais para desafios comuns como a informalidade, o avanço da tecnologia no trabalho, a crise climática e os retrocessos nos direitos sociais. “A defesa do trabalho decente, da justiça social e do fortalecimento do sindicalismo são compromissos inegociáveis. Estamos aqui para fazer a voz dos trabalhadores brasileiros ecoar no mundo”, disse Moacyr Auersvald, presidente da Nova Central.
Denilson Pestana, diretor de Assuntos Internacionais, coordenou a delegação da NCST, composta por Moacyr Roberto Tesch Auersvald (presidente da NCST), Tarcísio Brandão Melo (presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura – CNTEEC e vice-presidente da NCST), Cristiano Brito Alves Meira (consultor jurídico), Gladston Almeida Caja, Antônio Alpendre da Silva (suplente da diretoria de Assuntos Internacionais e diretor de Assuntos Parlamentares da CNTEEC), Alison Aparecido Martins de Souza, Reinaldim Barboza Pereira, Carlos Roberto da Cunha e José Orlando dos Santos.
A NCST retornou ao Brasil com a missão de ampliar o diálogo com a base, levar os resultados das deliberações à prática e continuar colaborando para o fortalecimento de políticas públicas que promovam desenvolvimento com inclusão e dignidade.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DA DELEGAÇÃO DA NCST EM GENEBRA