Assinado o texto da nova Convenção e Recomendação sobre Riscos Biológicos durante a 113ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

Data de publicação: 11 Jun 2025

A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) participou ativamente da construção e aprovação da nova Convenção e Recomendação sobre Riscos Biológicos, formalizadas nesta quarta-feira (11/6), durante a 113ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça.
James Richie, vice-presidente dos Trabalhadores na Comissão de Riscos Biológicos, representante da CSI, Confederação Sindical Internacional, com Aelson Guaita CSB, Denilson Pestana e Gladston Cajá da NCST.

O processo foi resultado de uma jornada intensa de análises, debates e negociações entre representantes de trabalhadores, empregadores e governos. Foram examinadas 354 emendas ao longo dos trabalhos, culminando em um texto final que inclui 31 artigos na Convenção e 23 na Recomendação. O novo marco substitui um instrumento da OIT datada de 1919, atualizando significativamente as diretrizes internacionais sobre o tema.
Luiz Fernando Claudino de Oliveira, de Portugal, que presidiu a Comissão de Riscos Biológicos

Denilson Pestana, diretor de Assuntos Internacionais da NCST e coordenador da bancada da entidade na Conferência, destacou: Destacam-se, ainda, os artigos 15º e 16º, que estabelecem as responsabilidades dos empregadores. Entre elas, estão a identificação de riscos, a adoção de medidas de prevenção e controle, a promoção da informação e da formação dos trabalhadores, bem como a garantia de condições seguras de trabalho. Os empregadores também devem assegurar a consulta e participação dos trabalhadores nos processos decisórios que envolvam riscos biológicos.
Com Junéia da Central Única dos Trabalhadores e Línea do Staff da ICM, Internacional da Construção e da Madeira

Essas disposições reforçam a centralidade da prevenção e do diálogo social como pilares para uma implementação eficaz da norma. Para a NCST, a nova convenção é um instrumento robusto e necessário para enfrentar os desafios contemporâneos em saúde e segurança do trabalho.
Delphine Rudelli, vice-presidente Patronal, representante da OIE Organização Internacional Empresarial,

“Garantimos um instrumento moderno, com escopo ampliado, que contempla desde micro-organismos até plantas e animais como possíveis agentes de risco. É um avanço histórico, pois amplia a proteção da saúde dos trabalhadores e responde aos desafios atuais com bases técnicas e consensuais”, reforçou Pestana.

A Convenção foi construída com base no princípio do tripartismo — trabalhadores, empregadores e governos — o que confere legitimidade e eficácia ao instrumento. Ela visa orientar os 187 países membros da OIT na formulação de políticas públicas que promovam ambientes de trabalho mais seguros diante dos riscos biológicos emergentes.

Para o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald, a aprovação da convenção representa um marco na proteção da saúde dos trabalhadores: “Trata-se de um avanço necessário diante dos desafios sanitários e ambientais do nosso tempo. A Nova Central se orgulha de ter contribuído ativamente nesse processo, sempre com o compromisso de defender a saúde, a dignidade e a vida dos trabalhadores em todas as suas formas de atuação profissional.”

Esse posicionamento reforça o papel ativo da NCST na construção de normas internacionais que buscam garantir ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e socialmente responsáveis.


 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top