Aprovado o texto da Convenção da OIT sobre Riscos Biológicos

Data de publicação: 9 Jun 2025



A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) participou ativamente da aprovação do texto da Convenção sobre Riscos Biológicos, durante os trabalhos da 113ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça.

Denilson Pestana, diretor de Assuntos Internacionais, coordena a bancada da NCST, composta pelos diretores Moacyr Roberto Tesch Auersvald (presidente da NCST), Tarcísio Brandão Melo (presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura – CNTEEC e vice-presidente da NCST), Cristiano Brito Alves Meira (consultor jurídico), Gladston Almeida Caja, Antônio Alpendre da Silva (suplente da diretoria de Assuntos Internacionais e diretor de Assuntos Parlamentares da CNTEEC), Alison Aparecido Martins de Souza, Reinaldim Barboza Pereira, Carlos Roberto da Cunha e José Orlando dos Santos.

A Comissão reúne representantes de 22 países, que apresentaram contribuições para a construção da nova norma. Foi destacada a importância de elaborar instrumentos normativos flexíveis, que permitam uma implementação eficaz em diferentes contextos nacionais, respeitando as especificidades de cada setor produtivo. Também foi ressaltada a necessidade de equilíbrio entre a proteção da saúde dos trabalhadores e a sustentabilidade das atividades econômicas, além da clareza conceitual nas definições adotadas.

Entre os pontos debatidos, destacou-se a terminologia — “riscos biológicos” no plural — e suas implicações conceituais e práticas, além da inclusão, no texto final, de uma lista de exemplos de situações abrangidas e não abrangidas pela definição. Um avanço importante foi a ampliação do escopo da Convenção, que passou a incluir plantas e animais como potenciais fontes de riscos biológicos.

A nova norma representa um marco na promoção da saúde e segurança no trabalho, especialmente diante de ameaças emergentes relacionadas a agentes biológicos.

Com a aprovação da Convenção, os membros do comitê seguem agora debatendo a Recomendação associada. As reuniões ocorrem até 12 de junho, na sala XVII do Palácio das Nações. Os textos propostos estão reunidos no documento ILC.113/Relatório IV(4).
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top