Sindicatos podem voltar a homologar rescisões

Data de publicação: 6 Jun 2025

O ministro Gilmar Mendes, do STF, está articulando um projeto de lei para restabelecer a homologação de rescisões trabalhistas nos sindicatos. A medida visa incentivar a conciliação prévia e reduzir o número de processos na Justiça do Trabalho, que bateram recorde em 2023.

A reforma trabalhista de 2017 retirou a obrigatoriedade da presença sindical na homologação das rescisões, mas especialistas apontam que isso contribuiu para o aumento das disputas judiciais. O novo projeto, protocolado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, prevê que sindicatos possam acompanhar a homologação presencialmente ou remotamente. Se houver divergências, o empregador terá 60 dias para propor um acordo, e o termo de homologação poderá servir como petição inicial para ação trabalhista.

Trabalhadores que ganham até 24 salários mínimos por ano poderão contestar seus direitos mesmo sem ressalvas na homologação. Já os que recebem acima desse limite só poderão entrar na Justiça caso tenham registrado divergências no momento da rescisão.

A proposta foi discutida com líderes políticos e o setor financeiro, que enfrenta altos custos com ações trabalhistas. Embora haja apoio, especialistas defendem ajustes no texto para garantir proteção ao trabalhador, como o direito à revisão judicial mesmo após acordos firmados.

Fonte: Imprensa Contratuh
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top