
Em reunião do Conselho Deliberativo, Nova Central debate atualização no estatuto
Data de publicação: 22 Maio 2025
Nesta quinta-feira (22), o Conselho Deliberativo da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) se reuniu para debater mudanças no estatuto, a fim de adequar a estrutura da entidade aos novos desafios do mundo do trabalho, sem comprometer sua essência e seus princípios fundadores.
Dentre as mudanças, o presidente da Nova Central detalhou a inclusão de novas diretorias, como a do meio ambiente e questões climáticas, a de transformações e inovações digitais/tecnológicas, a de diversidade e pessoas com deficiências físicas.
“A Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial e Ética será substituída pela diretoria de Diversidade e de Pessoas com Deficiência, que englobará as questões de igualdade racial, étnica, LGBTQIAP+ e deficiência, sendo uma adequação, e também a propositura da criação da Secretaria Nacional dos Contabilistas, em virtude da criação da Confederação Nacional dos Contabilistas, que terá representação na Nova Central”, disse Moacyr.
Moacyr ainda mencionou as dificuldades financeiras enfrentadas pela Nacional e pelas estaduais, que têm buscado recursos para se manter. Ele mencionou que, devido a essa situação, o estatuto foi alterado para permitir a participação de todos os filiados nas eleições da central, independentemente de contribuições financeiras, visando a unidade e a colaboração.
Os membros do Conselho Deliberativo aprovaram a proposta de atualização do estatuto da Nova Central. Segundo o presidente Moacyr Auersvald, a modernização do texto estatutário é fundamental para fortalecer a representatividade e garantir maior eficiência nas ações sindicais.
