Nova Central reafirma seu compromisso com a igualdade salarial durante Fórum sobre Autonomia Econômica

Data de publicação: 22 Maio 2025


O Fórum Permanente para Diálogo de Promoção de Estratégias de Fortalecimento de Políticas Públicas de Autonomia Econômica com as Centrais Sindicais realizou sua 3ª reunião nos dias 20 e 21 de maio. O encontro contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e representantes das centrais sindicais: NCST, UGT, CTB, CUT, Força Sindical, CSB, Intersindical e Pública. A condução dos trabalhos ficou sob responsabilidade da secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva.

Sonia Zerino, diretora nacional para Assuntos da Mulher, e Cátia Aparecida Laurindo, secretária de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, representaram a Nova Central na reunião, reforçando o compromisso da entidade com a equidade de gênero e a construção de políticas públicas que garantam autonomia econômica às mulheres.

Em seu 14º dia como ministra, Márcia Lopes destacou três leis prioritárias: a que reserva 8% das contratações públicas para mulheres vítimas de violência; o protocolo "Não é Não", voltado à proteção contra o assédio em locais com venda de álcool, já com curso de capacitação em andamento; e a Lei da Igualdade Salarial, que segundo ela, exige apropriação urgente e resultados rápidos.

Sonia Zerino falou em nome do Fórum de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais. Com sólida atuação em defesa da igualdade de direitos, Sonia destacou a importância de fortalecer políticas que garantam autonomia econômica, igualdade salarial e oportunidades reais para as mulheres no mundo do trabalho. 

"A igualdade salarial entre mulheres e homens é uma questão de justiça, dignidade e compromisso com a democracia. Não é admissível que, em pleno século XXI, mulheres continuem recebendo menos por desempenhar as mesmas funções que os homens. Participar deste Fórum é reafirmar a urgência de políticas públicas que garantam autonomia econômica às mulheres, especialmente às trabalhadoras das bases.

É preciso enfrentar as desigualdades estruturais com seriedade, fortalecer os mecanismos de fiscalização e garantir que a valorização do trabalho feminino seja uma realidade concreta em todos os espaços”, afirmou Sonia.

Sindicalistas destacaram a urgência na implementação da Política Nacional de Cuidados, diante da sobrecarga das mulheres com tarefas domésticas e de cuidado. Reforçaram também a necessidade de acelerar a aplicação da igualdade salarial e a efetivação dessa política.

Os participantes discutiram os dados do 3º Relatório de Transparência Salarial, o Guia para Negociação Coletiva da Lei de Igualdade Salarial — elaborado pelos ministérios das Mulheres e do Trabalho — e o Movimento pela Igualdade no Trabalho.

Durante a reunião, Sonia Zerino entregou à ministra Márcia Lopes a cartilha produzida pela NCST sobre igualdade salarial. A publicação reafirma o compromisso da entidade com a promoção da justiça no mundo do trabalho e a valorização das trabalhadoras brasileiras.

Sobre o Fórum -  O Fórum Permanente para Diálogo de Promoção de Estratégias de Fortalecimento de Políticas Públicas de Autonomia Econômica com as Centrais Sindicais foi instituído pela Portaria 291/2023 e tem como objetivo fortalecer a participação social das mulheres trabalhadoras no controle social, debater os impactos das relações de trabalho sobre as mulheres e propor estratégias de fortalecimento dos direitos delas no mundo do trabalho.

O  colegiado é coordenado pelo Ministério das Mulheres por meio da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados (Senaec/MMulheres) e conta com representantes da Assessoria de Participação Social e Diversidade da pasta e das centrais sindicais.

Com informações do Ministério das Mulheres
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top