Secretário de Comunicação da NCST/SP defende ações conjuntas entre sindicatos e movimentos sociais

Data de publicação: 18 Fev 2025



Na plenária da Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo (NCST/SP), realizada na manhã de segunda-feira (17), Nailton Francisco de Souza (Porreta), Secretário de Comunicação Social comentou sobre a palestra referente os Principais Desafios do MSB - Movimento Sindical Brasileiro para retomar  protagonismo.

No início de sua intervenção, lembrou da celebre frase: “O movimento sindical é uma chama que nunca se apaga!”, do eterno líder sindical José Calixto Ramos, ao se referir ao atual quadro de arrefecimento das lutas conjuntas entre sindicatos e movimentos sociais que uniam suas reivindicações e organizavam ações em defesa de uma sociedade mais justa e democrática.

De acordo com Nailton Porreta, o cenário político e econômico do País exige cada vez mais dos representantes da classe trabalhadora e dos que defendem demandas de melhorias nos bairros, através de associações, maior aproximação e sintonia no combate as investidas e ataques aos direitos trabalhistas e às políticas sociais que atendem a parcela mais vulnerável da sociedade.

Ressaltou que as dificuldades em mobilizar se agravou a partir de 2016, quando o Governo de Michel Temer (MDB), impôs seu projeto administrativo com apoio significativo do Congresso Nacional e Poder Judiciário e aprovou a Emenda Constitucional (EC 95 e 103) e as Leis 13.429/2017 (Terceirização Irrestrita), 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), enfraqueceram ações sindicais.

Reforçou que os sindicatos precisam refletir sobre as grandes e frequentes transformações nas relações de trabalho entre patrões e empregados. Deve priorizar e colocar nas pautas de reivindicações mecanismos de defesa perante a Transformação Tecnológica; Redução da Jornada de Trabalho; Combate a Juros Altos dentre outras demandas.

E que chegou a hora de definir uma narrativa comum entre os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras, no combate à pobreza, ao desemprego estrutural, as taxas elevadas de criminalidades e defesa intransigente dos interesses imediatos e históricos dos que dedicam suas vidas na produção de bens e produtos que são privados de consumir devido baixos salários.

Fonte: Comunicação NCST//SP
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top