Número de greves caiu 20% no primeiro semestre do ano, diz Dieese

Data de publicação: 13 Dez 2024

O número de greves realizadas no Brasil caiu 20,5% no primeiro semestre de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam para 451 paralisações nas esferas público e privado nos primeiros seis meses do ano, ante 567 observadas em 2023.

Ao todo, foram cerca de 18 mil horas de greve no primeiro semestre. O funcionalismo público promoveu mais da metade (55%) dessas mobilizações, com 274, respondendo por 81% das horas paradas. As empresas privadas, por sua vez, foram responsáveis por 186 greves, enquanto as estatais registraram 18 paralisações no período.

A reivindicação por questões salariais foi o principal motivo para a convocação de greve no Brasil. O pedido de reajuste salarial foi motivo de 43% das mobilizações, seguido por melhorias nas condições de trabalho (33%). Itens relacionados ao investimento e melhor administração dos serviços públicos vieram em seguida (24%).

“A grosso modo, o primeiro semestre de 2024 foi um período de greves de trabalhadores do funcionalismo público pelo pagamento de reajustes salariais. Na esfera privada, predominam denúncias contra o descumprimento de direitos – o que pode ser explicado pelo atraso no pagamento dos vencimentos (salários, 13º, férias) e pelas irregularidades no repasse do FGTS e no pagamento das verbas rescisórias”, disse o Dieese.

Fonte: SBT News 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top