NCST marca presença na III Conferência Continental de Mulheres da CSA e no II Encontro de Juventude em Honduras

Data de publicação: 2 Dez 2024


Com o objetivo de traçar estratégias concretas e inovadoras para contribuir no fortalecimento do movimento sindical das Américas, aconteceu a 3ª Conferência de Mulheres da Confederação Sindical das Américas (CSA),  de 27 a 29 de novembro, no auditório do Hotel  Copanti & Convention Center, na cidade de San Pedro Sula, Honduras.
 
O evento teve como tema "Mulheres Trabalhadoras Construindo o Fortalecimento e a Transformação Sindical de uma Perspectiva de Justiça de Gênero”,  e reuniu lideranças de diversas centrais sindicais de vários países.

A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (CSI) e tem diversas ações sindicais na região, com o pleno respeito a promoção dos direitos humanos, a igualdade e equidade de gênero, a plena participação das mulheres em todos os níveis do movimento sindical. A democracia política, social, laboral e econômica baseada na soberania popular,  enriquecida por mecanismos e instâncias de participação e diálogo efetivos, também é extremamaente valorizada.  

A NCST foi representada por duas lideranças: Sonia Zerino, secretária Nacional de Mulheres da NCST e da CNTI , e  Roberth  San,  diretor da NCST-PE, que esteve presente no II Encontro da Juventude da Confederação Sindical das Américas (CSA), que aconteceu no mesmo período que a III Conferência das Mulheres da CSA. Jovens lideranças sindicais de toda a América Latina  debateram temas cruciais para o futuro do trabalho e a atuação sindical.

A programação da III Conferencia de Mulheres contou com palestras e trabalhos em  comissões separadas por eixo temático, reforçando a importância do fortalecimento da democracia com a participação ativa das mulheres no movimento sindical e também na construção de alianças sociais para fortalecer a igualdade de gênero. Confira abaixo os eixos:

Eixo 01- Democracia, Sindicalismo feminista e aliança sociais; Eixo 02 -Trabalho Decente e Direitos das Mulheres; Eixo 03- Desenvolvimento Sustentável e Integração dos povos; Eixo 04- O Papel das Mulheres no Fortalecimento e Transformações Sindical. A NCST participou dos trabalhos no Eixo 04.

Sonia Zerino fez uso da palavra durante a conferência enfatizando “a importância da formação das mulheres para que estejam preparadas para defender, junto aos  companheiros, nos acordos e nas  negociações coletiva cláusulas de gênero e raça,  garantindo assim o  avanço de um  sindicalismo mais justo igualitário e inclusivo capaz de superar os problemas globais garantindo direitos para todos trabalhadores(as)”. 

"Foram 03 dias de muito trabalho, aprendizado e troca de experiências. Oportunidade de discutir com as mulheres das Américas temas que destacam a importância da inclusão feminina em diversos âmbitos da sociedade para promover um ambiente mais justo e igualitário", enfatizou Sonia Zerino. 

Fonte: Secretaria Nacional de Mulheres da NCST 




 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top