Representantes da NCST participa de Encontro de Relações do Trabalho na SRTE/SP

Data de publicação: 4 Out 2024


Aconteceu na tarde de quinta-feira (03), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE/SP), um diálogo entre o secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, representantes das Centrais Sindicais, Gerências, Coordenações de Relações do Trabalho e funcionários destes órgãos que trocaram experiências sobre mediação coletiva de trabalho e promoção do diálogo social na resolução de conflitos trabalhistas.

De acordo com Perioto, o Encontro Estadual de Capacitação em Relações do Trabalho, visa preparar os servidores que trabalham na área e realizam Atividades de Mediação Coletiva do Trabalho, análise e registro de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, Atualização de Dados Perenes de Entidade Sindical (SD), dentre outras questões que possam aprimorar a prestação de serviços públicos e identificar dificuldades e necessidades dos sindicalistas.

O presidente da Nova Central Sindical no Estado de São Paulo (NCST/SP), Luiz Gonçalves (Luizinho), parabenizou os organizadores do evento e o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, responsável em implementar Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda, que possa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, que tiveram direitos trabalhistas subtraídos nas gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

“Um dos motivos que as Centrais Sindicais se empenharam para eleger o presidente Lula, foi justamente a recriação e reestruturação do Ministério do Trabalho e Emprego que foi extinto na gestão anterior. Ações como esta realizada aqui em São Paulo, de reestruturação organizacional e fortalecimento das Superintendências Regionais, já reflete positivamente nos números de geração de empregos e renda”, disse Luizinho.

Alguns resultados pós recriação do Ministério do Trabalho e Emprego:

Sanção da Lei nº 14.663, de 28 de agosto de 2023, que instituiu o novo Salário Mínimo a partir de 1º de maio de 2023, garantindo a política de valorização permanente do Salário Mínimo vigente a partir de 1º de janeiro de 2024;

Sanção da Lei nº 14.611, de 3 de julho de 2023, a qual dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, resultante de Projeto de Lei enviado em março pelo governo federal, regulamentada pelo Decreto nº 11.795, de 23 de novembro de 2023, e Portaria MTE nº 3.714, de 24 de novembro de 2023, que estabelece procedimentos administrativos para atuação do Ministério em relação aos mecanismos de transparência e critérios remuneratórios;

Geração de novos postos de trabalhos formais no Brasil em todos os meses, finalizando o ano de 2023 com o total de 1.473.893 postos de trabalho, crescimento de 3,5% com saldo positivo nos 5 grandes grupamentos econômicos e nas 27 Unidades da Federação. Com isso, o Brasil atingiu a marca de 45.517.275 postos de trabalho formais;

O Programa do Seguro-Desemprego atingiu 7,4 milhões de trabalhadores em todas as modalidades, com dispêndio de R$ 47,7 bilhões e o abono salarial beneficiou 24,67 milhões de trabalhadores, totalizando um montante R$ 24,8 bilhões.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital atingiu a marca de 70 milhões de trabalhadores habilitados. O número de acessos também aumentou significativamente no período, com 685 milhões de acessos entre janeiro e dezembro de 2023, frente a um número total de mais de 1,8 bilhão de acessos, quando considerado o período desde seu lançamento, em 2019.

Fonte: NCST/SP
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top