CNTI, FTIRN, NCST e Federação de Mulheres do RN realizam evento em defesa da vida na mobilização nacional de combate ao feminicídio

Data de publicação: 1 Out 2024

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI, a Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do RN, a Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST e a Federação de Mulheres do RN realizaram na tarde desta segunda-feira (30/09) o evento “Em Defesa da Vida, Feminicídio Zero”. A iniciativa faz parte de um esforço nacional para combater a violência contra as mulheres e reforça o compromisso da entidade na luta contra a violência de gênero.

Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil ocupa a quinta posição mundial em assassinatos de mulheres. No país, uma mulher é vítima de feminicídio a cada seis horas, enquanto, a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual. Os dados ainda mostram que, a cada 24 horas, 75 casos de importunação sexual são registrados. A 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher revela que 3 em cada 10 brasileiras já passaram por algum tipo de violência doméstica.

O 11º Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Industriarias do RN, aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores RN, sito a Av. Bernardo Vieira, bairro quintas Natal-RN, e contou com a participação de dirigentes sindicais de muitas entidades filiadas à federação e a NCST.

A Mesa de abertura esteve composta pelo Presidente da Federação, Joaquim Bezerra, Secretária Nacional para Assuntos da Mulher da CNTI/NCST, Sônia Zerino, Secretário Geral da Federação, Marconi, Superintende Regional do Trabalho, Dr. Claudio Gabriel, Vera Raposo, Sub Coordenadora de Políticas de Enfrentamento a Violência Contra Mulher do Governo do Estado, Josiane Bezerra, Sub Secretaria de Politicas Publicas para Mulheres do Governo do Estado no ato representando a Governadora Fatima Bezerra, Rosa Melo, Presidente da Federação de Mulheres do RN, Maria Navegantes, Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Indústria do RN e Leda Rosseti, Secretaria de Mulheres da NCST-RN.

Dra. Debora, Delegada da DEAM em Natal, fez uma brilhante palestra compartilhou do seu conhecimento na área falou da importância da conscientização como forma de combate a violência de gênero e ao Feminicídio.

Durante o encontro a Secretaria Nacional da Mulher da CNTI/NCST, Sônia Zerino, destacou a necessidade desse trabalho. “Precisamos fazer com que não apenas as instituições, o governo e os movimentos sociais e sindicais se envolvam, mas que cada cidadão deste país possa se posicionar contra a violência contra as mulheres e o feminicídio.
 
A secretaria Sônia Zerino tratou da importância da Lei 14.611, Lei da Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens sua aplicabilidade e do dever de nos dirigente sindicais nos empenharmos em ajudar a fiscalizar se as empresas estão cumprindo a Lei e se estão divulgando o relatório de transparência. Também deu informes sobre do PL 2762/2024 que trata da Política do Cuidado.
 
Fonte: Secretaria Nacional da Mulher da CNTI/NCST
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top