Em Brasília, Moacyr fala sobre o impacto da IA no SEMINARTES
Data de publicação: 30 Ago 2024O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald, participou nesta quinta-feira (29) do SEMINARTES – Seminário Nacional de Trabalhadores Artistas, Técnicos, Direitos Autorais e Conexos, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura (CNTEEC), em Brasília.
O evento reuniu sindicatos de artistas e técnicos brasileiros, representantes do Ministério da Cultura, entidades de gestão coletiva de direitos autorais e conexos.
O SEMINARTES debateu e gerou entendimento sobre a regulamentação do trabalho nas artes. Dentre os temas que foram debatidos estão os aspectos sobre os 46 anos da regulamentação do trabalho artístico e técnico e dos músicos no Brasil, atualização do quadro anexo de funções, a "pejotização" do trabalhador e a representação sindical, as novas tecnologias, especialmente o uso da Inteligência Artificial( PL 2.338/23), formas de contratação, tributação, remuneração, segurança, previdência no trabalho artístico e técnico, direitos autorais e conexos.
Moacyr Auersvald falou sobre a Nova Central, da importância representação sindical e o impacto que a inteligência artificial no mercado de trabalho. "IA chegou com força e precissamos especular, principalmente, sobre a possível eliminação de empregos por máquinas cada vez mais inteligentes, que devem se igualar ou superar os humanos num futuro muito próximo. Já alerto que os sindicatos ligados à cultura terão um papel importantíssimo na proteção à criatividade e ao trabalho humano primordial nas artes".