Nova Central parabeniza Sandro Lunard por nomeação no Comitê de Liberdade Sindical da OIT 

Data de publicação: 18 Jun 2024


A Nova Central Sindical parabeniza o professor Sandro Lunard,  da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela indicação para integrar o Comitê de Liberdade Sindical (CLS) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O fato histórico aconteceu na última sexta-feira (14), professor Sandro será o primeiro brasileiro a ocupar uma posição no comitê.

"A Nova Central está extremamente honrada por ter apoiado Sandro Lunard nesta conquista. Sandro é um companheiro de muita fibra, que irá abrir portas para nossa Secretaria de Relações Internacionais" , afirmou Denilson Pestana, secretário da pasta na NCST e presidente da NCST/PR. 

Sobre Sandro Lunard Nicoladeli 

Professor de Direito do Trabalho, integrante do Departamento de Prática Jurídica do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR. Mestre e Doutor em Direito pela UFPR. Na sua pesquisa de doutoramento pesquisou sobre normas internacionais do trabalho e o funcionamento da Organização Internacional do Trabalho.  Sandro é autor, tradutor e organizador de livros na área jurídico-trabalhista com ênfase nas disciplinas de Direito Sindical Internacional e Motorista Profissional. Também é membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/Pr e do Conselho Federal da OAB. Filiado ao Instituto dos Advogados Brasileiros.

Sobre a  OIT

Em 1951, a OIT constituiu o Comitê de Liberdade Sindical que funciona com 10 membros que são escolhidos entre os países, sendo três membros por indicação governamental, três membros indicados por representantes sindicais e trabalhadores, e três membros por indicação empresarial. 

“Este organismo fiscaliza o cumprimento das convenções 87 e 98, que tratam da livre organização sindical e o direito de negociação coletiva. Estou com essa honrosa missão de ser perito da OIT representando o Brasil e a América Latina”, disse Sandro Lunard. 

O professor Sandro Lunardi irá participar do Comitê Liberal Sindical, tendo três reuniões anuais na sede da OIT em Genebra, para apreciar diversos casos de violações à liberdade sindical.

Sandro Lunardi é pesquisador do tema e ao longo dos últimos 20 anos vem estudando e se preparando através de inúmeros cursos realizados sobre liberdade sindical, normas internacionais de trabalho nos locais de pesquisa da própria OIT e, por fim, sua tese de doutoramento foi sobre liberdade sindical e normas da OIT. Portanto, o Brasil estará muito bem representado pelo professor Sandro Lunard neste organismo de controle da OIT.

Com Informações da Universidade Federal do Paraná 



 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top