Abril tem ganho real em 77% das negociações
Data de publicação: 24 Maio 2024Os reajustes salariais em abril tiveram ganho real em 77% dos casos, segundo dados do boletim do Dieese que avalia as negociações coletivas no Brasil.
No mês, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido no período de 12 meses fechou em 3,23%. Apenas 3,2% das negociações tiveram índices insuficientes para repor as perdas salariais frente à inflação, enquanto 19,8% corrigiram pelo índice.
Queda – O resultado de abril é inferior ao do primeiro trimestre, quando 86,1% das negociações conquistaram percentuais acima do índice inflacionário.
Luís Ribeiro, técnico do Dieese, explica: “Em abril houve uma grande quantidade de negociações de categorias do comércio, que normalmente obtém apenas reposição da inflação”.
Segundo ele, não há nenhum sinal na economia que justifique o recuo. “O resultado mostra que foi muito pouca a quantidade das negociações que não conseguiram repor a inflação.
Isso indica que a economia se mantém está em recuperação”, analisa Luís Ribeiro.
O técnico do Dieese pondera, no entanto, que ainda não é possível avaliar como vai ficar o cenário nos próximos meses, pois as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul terão impacto no cenário econômico, com pressão sobre a inflação.
Destaque – O ponto positivo em abril ficou para indústria e serviços, no quais 88,8% e 86,9% dos reajustes, respectivamente, ficaram acima do índice inflacionário.
Já no comércio, esse percentual foi de 74%, com 22,8% dos reajustes iguais ao INPC, a maior proporção entre os setores.
Regiões – Todas as áreas registraram mais de 80% de negociações com reajustes acima da inflação. O Sudeste se destaca com 88,9% dos casos positivos, enquanto o Sul teve o menor percentual abaixo da inflação (1,4%).
Fonte: Agência Sindical