Policiais Civis da Paraíba na luta pela derrubada de vetos da LONPC
Data de publicação: 10 Maio 2024Representantes dos Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba (Sindspol/PB), a Federação Nordestina dos Policiais Civis (Feipol–NE) e a Confederação Nacional de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) estiveram em Brasília, nesta quinta-feira (09), para pedir a derrubada do veto 39/23 da Lei Orgânica Nacional dos Polícias Civis (LONPC). O texto deixou de fora tópicos como indenizações e aposentadoria integral.
Os policiais ficaram frustados com a suspensão da votação das emendas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sessão conjunta do Congresso Nacional, os sindicalistas de todos os estados mostraram-se indignados pelo adiamento da votação da derrubada dos vetos que ficou para o dia 28 deste mês.
Aproveitando a passagem pela Câmara, eles ainda se reuniram com o relator da LONPC, deputado federal Fábio Costa PP/AL, que externou sua indignação contra a retirada de pauta dos vetos, uma vez que houve negociação acordada com o governo e as lideranças de todos os partidos chegaram a um consenso.
"Por unanimidade, o projeto foi aprovado pela Câmara e senadores, não se justificando tais vetos sem fundamentação alguma. Isso revela total falta de compromisso, respeito e valorização para com as forças de segurança pública por parte do governo. A luta deve continuar pela derrubada total dos vetos", afirmou Antônio Erivaldo Henrique de Sousa, presidente do SINDSPOL-PB.
A Nova Central apoia a causa e está na luta com o SindspoI/PB, filiado à NCST.
Com informações do SindspoI/PB