Erradicação do Trabalho Infantil avança com participação da Nova Central

Data de publicação: 9 Maio 2024

A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), nesta terça e quarta-feira (07 e 08), representada por Fanny Ferreira Melo, participou da reunião do Grupo de Trabalho para a construção do Fluxo Nacional de Prevenção, Atendimento e Erradicação do Trabalho Infantil.

Na formação desse GT, que respeita  a paridade da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI), são dois representantes por segmento e a NCST foi uma das indicadas.

"Estou muito honrada de participar dessa construção histórica, que tem o desafio de estabelecer um fluxo que nos permita, em um futuro próximo, escrever uma nova história para nossas crianças e adolescentes com o mundo do trabalho", afirmou Fanny Melo, integrante da diretora da Infância, Adolescência e Juventude da Nova Central.
 

Participaram representantes das seguintes instituições: MDS, MS MDH, PRF, MPT, MT, FNPETI,NCST, FCNCT, CONGEMAS, FONSEAS, OIT e SEST-SENAT. 
 

CONAETI

 A CONAETI (Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil), coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, desempenha um papel crucial na gestão da política nacional de erradicação do trabalho infantil. Composta por representantes governamentais, trabalhadores, empregadores, sociedade civil, sistema de justiça e organismos internacionais, a CONAETI tem como objetivo implementar as Convenções nº 138 e 182 da OIT, bem como criar e supervisionar o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. 

No último ano, a CONAETI estabeleceu dois Grupos de Trabalho, um destinado ao desenvolvimento do novo Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, e outro para a construção do Fluxo Nacional de Prevenção, Atendimento, e Erradicação do Trabalho Infantil. Destacamos que a presença dos membros titulares do Grupo de Trabalho do Fluxo Nacional é imprescindível, visto que esta oficina representa um marco importante nesse processo, visando consolidar diretrizes fundamentais para a efetivação dessas políticas. 

 
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top