Nova Central presente do lançamento do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial
Data de publicação: 26 Mar 2024A secretária nacional para Assuntos da Mulher da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Sonia Maria Zerino, e secretária nacional da Promoção da Igualdade Racial e Gênero, Cátia Aparecida Laurindo, nesta segunda-feira (25), participaram do lançamento do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial.
"Esse é um momento histórico na luta das mulheres do Brasil", assim resumiu Sonia Zerino ao falar da ação do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres.
O relatório traz um balanço completo dos dados nacionais e por Unidade da Federação, a partir das informações enviadas pelas empresas ao MTE sobre igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens que exercem trabalho de igual valor ou atuam na mesma função, conforme determina a Lei de Igualdade Salarial.
Segundo o relatório, as mulheres recebem 19,4% a menos do que os homens nas maiores empresas do país. E a diferença de remuneração em cargos de dirigentes e gerentes chega a 25,2%.
O levantamento foi feito com 49.587 estabelecimentos do setor privado com 100 ou mais empregados, até março deste ano.
De acordo com o governo, a maioria das empresas que enviaram os relatórios (73% delas) têm 10 anos ou mais de existência. Juntas, elas somam quase 17,7 milhões de empregados.
As empresas que enviaram as informações já podem acessar o seu relatório individual, por CNPJ, no Portal Emprega Brasil . De posse deste relatório, a empresa tem até o dia 31 de março para publicar o relatório em seu site, redes sociais ou em instrumentos similares, sempre em local visível, garantida a ampla divulgação para seus empregados, trabalhadores e público em geral.
Clique aqui e confira o 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial
Com informações da Governo Federal