Nova Central presente do lançamento do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial

Data de publicação: 26 Mar 2024


A secretária nacional para Assuntos da Mulher da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Sonia Maria Zerino, e  secretária nacional da Promoção da Igualdade Racial e Gênero, Cátia Aparecida Laurindo, nesta segunda-feira (25), participaram do lançamento do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial. 

"Esse é um momento histórico na luta das mulheres do Brasil", assim resumiu Sonia Zerino ao falar da ação do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres. 

O relatório traz um balanço completo dos dados nacionais e por Unidade da Federação, a partir das informações enviadas pelas empresas ao MTE sobre igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens que exercem trabalho de igual valor ou atuam na mesma função, conforme determina a Lei de Igualdade Salarial.

Segundo o relatório, as mulheres recebem 19,4% a menos do que os homens nas maiores empresas do país. E a diferença de remuneração em cargos de dirigentes e gerentes chega a 25,2%.

O levantamento foi feito com 49.587 estabelecimentos do setor privado com 100 ou mais empregados, até março deste ano.

De acordo com o governo, a maioria das empresas que enviaram os relatórios (73% delas) têm 10 anos ou mais de existência. Juntas, elas somam quase 17,7 milhões de empregados.

As empresas que enviaram as informações já podem acessar o seu relatório individual, por CNPJ, no Portal Emprega Brasil . De posse deste relatório, a empresa tem até o dia 31 de março para publicar o relatório em seu site, redes sociais ou em instrumentos similares, sempre em local visível, garantida a ampla divulgação para seus empregados, trabalhadores e público em geral.

Clique aqui e confira o 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial

Com informações da Governo Federal 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top