CNTI e Nova Central em defesa da igualdade salarial entre homens e mulheres

Data de publicação: 21 Mar 2024


Nesta quarta-feira (20), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) ingressou como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) contra disposições da Lei 14.611/2023 (Lei de Igualdade Salarial) no Supremo Tribunal Federal. 

A ADI pede uma medida cautelar para suspender os efeitos de alguns dos dispositivos da Lei, regulamentada por decreto em novembro do ano passado.

A Nova Central apoia a CNTI que manifesta sua contrariedade ao desmonte da garantia de igualdade salarial entre homens e mulheres, assim como qualque desigualdade motivada por questões de gênero. 

Confira trecho do documento:  "Diante do exposto, considerando a relevância da matéria, apertinência temática e a representatividade da confederação, requer sua admissão na qualidade de amicus curie, bem como a garantia de manifestação oportuna com a realização de sustentação oral.

Outrossim,no mérito, pugna pela improcedência da ação, para que seja declarada a constitucionalidade da lei ora atacada, bem com o que seja reconhecida sua relevância para as trabalhadoras brasileiras positivamente afetadas pela norma e que, por decorrência, seriam negativamente afetadas pela declaração de inconstitucionalidade da norma".  

O presidente da Nova Central declarou o seu apoio: "A igualdade salarial entre homens e mulheres é mais que justa. O Brasil precisa avançar nessa questão. Tenho certeza que vamos conseguir essa vitória para as trabalhadoras, para toda classe trabalhadora. A CNTI tem todo o nosso apoio na luta”, afirmou Moacyr Auersvald.

Confira o documento da CNTI 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top