Metrô convoca trabalhadores individualmente e cogita até demitir quem faltar

Data de publicação: 28 Nov 2023


Paralisação teve início nesta terça-feira (28) e deve durar 24 horas

Fonte: CNN Brasil 

O Metrô de São Paulo está convocando individualmente os trabalhadores para minimizar o impacto da greve e cogita medidas disciplinares para quem faltar, o que pode incluir até a demissão, conforme fontes da empresa.

A CNN teve acesso ao comunicado que foi enviado aos empregados do metrô. No documento, a estatal lembra que a Justiça concedeu uma liminar que garante 80% dos serviços nos horários de pico e 60% nos demais horários.

“Assim, para dar cumprimento à ordem judicial, os trabalhadores constantes desse link devem se apresentar para cumprir suas jornadas de trabalhar”, diz a mensagem.

A companhia esclarece ainda que que o critério de convocação respeita o critério de antiguidade ou tempo de casa. A polícia foi convocada para garantir a entrada dos trabalhadores nas estações, mas orientada a não usar violência.

Segundo apurou a CNN, a estratégia de individualizar visa tentar evitar o descumprimento da decisão judicial, o que ocorreu nas duas greves anteriores. A justiça do Trabalho determinou que a greve era política e estabeleceu percentuais mínimos, mas os trabalhadores não compareceram.

Com a convocação, seria possível tomar providências administrativas contra os funcionários convocados, eventualmente até demissões, caso eles não sejam impedidos pelos grevistas de chegar até o trabalho.

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top