Presidente da Nova Central participa da abertura do 4° Conselho Nacional da CTB em Belém

Data de publicação: 9 Nov 2023


Nesta quarta-feira (08), o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald, participou da abertura do 4° Conselho Nacional – “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho” da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em Belém (PA), no Teatro Gasômetro.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, fez a palestra de abertura com o tema: “Desafios e Perspectivas da Amazônia para o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável no contexto da COP 30”. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o presidente da CTB, Adilson Araújo, e o presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald, além de representantes das demais centrais, partidos e movimentos sociais, fizeram saudações.

Em sua fala, Moacyr destacou: “Primeiramente, Adilson, gostaria de parabenizar pela representação feminina no evento e toda hospitalidade que nos recebeu. Desejo que essa plenária possibilite a Nova Central junto à CTB fortalecer o caminho de unidade, ação e política que estamos construindo. Em ambos os lados temos questões muito importantes, como a justiça social, desenvolvimento, democracia, unicidade e representatividade das entidades, que nos aproxima muito. E nós temos que efetivamente trabalhar unidos, senão o turbilhão vai passar por cima de nós. A nossa missão, a nossa defesa dos trabalhadores, parte da unidade de luta, de ação. Gostaria de lembrar o nosso querido ex-presidente José Calixto Ramos que afirmava que o Movimento Sindical é uma chama que, por mais pequena que seja, nunca ninguém apaga. E esse evento é um exemplo disso que o movimento não morreu e estamos com a chama cada vez mais acessa”.

Assista à íntegra da fala do presidente da NCST


O 4º Conselho Nacional da CTB é um evento de importância significativa para o sindicalismo brasileiro e para a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, reafirmando o compromisso da CTB com a causa da classe trabalhadora.

Para Cleber Rezende, presidente da CTB Pará, é inovador e desafiador realizar um evento de grande porte e nacional em Belém do Pará, na região Norte e Amazônica, saindo do eixo Sul e Sudeste brasileiro. “O Pará, Belém e a CTB recebem com entusiasmo, alegria e com muita disposição todas as delegações dos demais Estados, para debater os desafios e as novas perspectivas para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável, compreendendo o papel da Amazônia e dos amazônidas nessa construção atual”, disse.

Confira a programação desta quinta-feira (9) do 4° Conselho Nacional da CTB:

DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2023 – QUINTA-FEIRA
CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES – UFPA
R. Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém/PA, 66075-110

09h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
09h30 – Apresentação do documento do 4º Conselho Nacional da CTB “DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E TRABALHO VALORIZADO”
10h – PAINEL 1: AMAZÔNIA VIVA – BIOECONOMIA, EMPREGOS VERDES, RENDA E GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS
– Prof. Dr. GILMAR PEREIRA DA SILVA, Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará,  Pedagogo, Doutor em Educação pela UFRN, Especialista em História da Amazônia (UFPA), experiência na área de Politicas Públicas, ênfase em Trabalho e Educação do Campo, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Regional.
– EVERSON COSTA, Supervisor Técnico do Dieese-PA e Especialista em Economia pela UFPA.
11h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
12h30 – Almoço
14h – PAINEL 2: –  AMAZÔNIA VIVA – BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROTEÇÃO DOS POVOS E TERRITÓRIOS
– Prof. Dr. NORBERT FENZL, doutorado em Hidrogeologia – Ciências Ambientais pela Universidade de Viena e pós-doutorado pela Universidade Técnica de Viena, pesquisador e professor Titular da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA ; —
– JORGE PANZERA, Presidente do PcdoBa Pará e presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará/IOEPA
15h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
17h – PAINEL 3: AÇÃO GLOBAL EM DEFESA DO TRABALHO DECENTE E DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO
– ROSÂNGELA SILVA RASSY, Diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.
– PAULO CÉSAR SARMENTO GAYA, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará – SRTEPA, Administrador de Empresas e Especialista em Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda.
18h30 – Encerramento dos trabalhos do dia – jantar
21h às 00h – Atividade Cultural – CERVEJARIA CABÔCA – Boulevard Castilhos França, 550, Campina, Belém/PA.
10 de novembro de 2023 – SEXTA-FEIRA
CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES – UFPA
R. Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém/PA, 66075-110
09h – PAINEL 4: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES E O NOVO CICLO DESENVOLVIMENTISTA
10h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
13h – almoço
14h – PAINEL 5: BALANÇO E ATUALIDADE DO MOVIMENTO SINDICAL BRASILEIRO / ORGANIZAÇÃO SINDICAL E VALORIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
15h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
17h – Apreciação da Proposta de Resolução
18h – Encerramento

Com informações da Imprensa CTB
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top