Nova Central Sindical de Santa Catarina realiza 2º Encontro Estadual da Juventude 

Data de publicação: 18 Set 2023




Aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, quinta-feira e sexta-feira da última semana, o 2º Encontro da Juventude da NCST-SC. O evento teve como local o Recanto Paraíso Aventuras, na cidade de Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina. Foram três palestras que abordaram a participação da juventude em temas relacionados ao movimento sindical e à sociedade como um todo.

No primeiro dia, a conversa girou em torno das ferramentas digitais, a inserção e presença do movimento sindical na Internet e como usar este campo para chegar até o público jovem. A fala foi feita pelo jornalista Valdomiro da Motta,  assessor de imprensa da NCST-SC e presidentede uma associaçãode comunicação em Santa Catarina. O tema gerou grande debate e despertou amplo interesse da plateia presente.

"Percebo que o movimento sindical ainda, com exceções, tem receio de marcar posição no meio digital. E o jovem está inserido ali. Portanto, usar esas ferramentas, aliada a conteúdo adequado e marcar posição é imprescindível para chegar até este público", destacou o palestrante. 

Já no segundo dia, a educadora, pesquisadora das questões raciais em torno da população negra e vereadora na cidade de Brusque, Marlina Oliveira Schiessl (PT), abordou sobre a participação da juventude na construção da cidade. Dados sobre o jovem e setores como a política e outros segmentos da foram destacados por ela. 

"Conseguimos perceber que a Juventude tem uma quantidade e expressividade, mas que há um distanciamento sobre quais espaços ela ocupa e a realidade do que se concretizam os anseios dela ", pontuou Marlina.

As jovens Beatriz Zanini e Mayne Goes encerraram o evento com palestra sobre a Frente Parlamentar das Juventudes, criada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e que tem as duas como coordenadoras. As dificuldades de ter apoio do próprio poder público para implementar ações em torno de chamar a juventude à luta por suas causas foi um dos pontos abordados.

"Estamos muito felizes de receber o convite para participar deste evento. Foi o primeiro que participamos como coordenadoras da Frente Parlamentar das Juventudes ", afirmou Mayne.

Para Beatriz, poder contribuir com as ações da NCST-SC em torno de chamar o jovem para atuar e participar das ações em prol do movimento sindical foi o objetivo da manifestação no evento.

"O que fizemos aqui foi refletir sobre a participação do jovem dentro do movimento sindical e estamos à disposição para ajudar na transformação política desses jovens que estão sindicalizados", frisou Beatriz. 

Para o secretário da Juventude da NCST-SC,  Pedro Henrique Mangrich de Oliveira, o 2º Encontro da Juventude superou a expectativa. 

"Foi um evento de muito sucesso, com palestras muito importantes nos temas abordados", pontuou ele.

O presidente da NCST-SC, Izaias Otaviano, comemorou o sucesso do 2º Encontro da Juventude. 


"Sabemos da dificuldade que é realizar um evento estadual e tudo o que envolve um evento estadual. Mas foi muito positivo. O público gostou muito, pois foram temas bastante atuais", destacou ele.

O evento voltado à juventude foi aprovado ainda em 2021, quando a atual diretoria da NCST-SC assumiu o mandato. Em 2022, a primeira edição ocorreu no formato on-line. Este ano, a organização decidiu por fazê-lo no formato presencial.
Fonte: Imprensa NCST-SC
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top