Nova Central celebra Dia da Consciência Negra como feriado em todo o estado de São Paulo

Data de publicação: 14 Set 2023


A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), por meio da sua secretária nacional e estadual de Promoção de Igualdade Racial e Gênero, Cátia Laurindo (Nega Show), celebra a instituição do Dia da Consciência Negra como feriado em todo o estado de São Paulo.

 “O racismo no nosso país é estrutural. Celebramos essa instituição em São Paulo, mas gostaríamos que fosse em todo Brasil. Assim teríamos a oportunidade de desenvolver uma educação antirracista com um marco nacional. A ampliação da representatividade deve ser uma meta social. Temos um dia de celebração, mas todos os outros são de luta", enfatizou Cátia.

O deputado Teonilio Barba (PT) foi o idealizador do projeto de lei que oficializou o feriado estadual do Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro. Nesta quarta-feira (12), o governador Tarcísio de Freitas fez a regulamentação da lei 17.746 referente a data.

Antes da publicação, o dia 20 de novembro era feriado em apenas alguns municípios. Agora, o feriado foi estendido para todos os 645 municípios do estado de São Paulo.

A data comemora do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, fazendo referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top