A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), por meio da sua secretária nacional e estadual de Promoção de Igualdade Racial e Gênero, Cátia Laurindo (Nega Show), celebra a instituição do Dia da Consciência Negra como feriado em todo o estado de São Paulo.
“O racismo no nosso país é estrutural. Celebramos essa instituição em São Paulo, mas gostaríamos que fosse em todo Brasil. Assim teríamos a oportunidade de desenvolver uma educação antirracista com um marco nacional. A ampliação da representatividade deve ser uma meta social. Temos um dia de celebração, mas todos os outros são de luta", enfatizou Cátia.
O deputado Teonilio Barba (PT) foi o idealizador do projeto de lei que oficializou o feriado estadual do Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro. Nesta quarta-feira (12), o governador Tarcísio de Freitas fez a regulamentação da lei 17.746 referente a data.
Antes da publicação, o dia 20 de novembro era feriado em apenas alguns municípios. Agora, o feriado foi estendido para todos os 645 municípios do estado de São Paulo.
A data comemora do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, fazendo referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.