Nova Central presente na Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil

Data de publicação: 7 Jun 2023

 
Foto: Asbrad
A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), nesta quarta-feira (07/06), chega a um importante espaço com a nomeação da diretora da Infância, Adolescência e Juventude, Jéssica Marques, e sua suplente, Fanny Ferreira Melo, para Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI).
Jéssica e Fanny, diretora e suplente da diretora da Infância, Adolescente e Juventude da NCST

A publicação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Portaria Nº 20.077/2023, valida a atuação da dupla e dá elas a importante missão de contribuir para que o Brasil cumpra normas internacionais de combate à exploração infantil.

Segundo Fanny, “será uma honra para as dirigentes da NCST participarem da CONAETI, que se encarrega de tão desafiadora, urgente e importante missão. Infelizmente a humanidade segue praticando e/ou testemunhando a exploração e grave violação dos direitos de crianças, adolescentes e jovens nos vários ambientes de trabalho. Daí reside a importância da participação de representantes dos trabalhadores e trabalhadoras na comissão”.

“O Brasil, apesar de signatário das Convenções 138 (adotar uma política nacional que assegure a abolição efetiva do trabalho de crianças) e 182 (elaborar e desenvolver programas e ações para eliminar as piores formas de trabalho infantil), está em dívida com nossa infância, adolescência e juventude quanto ao efetivo cumprimento destas normas. As organizações sindicais são um importante aliado nesta luta, pois alcançam todos os municípios e categorias de trabalhadores: formais e informais, da inciativa pública ou privada, tendo assim muito a contribuir na formação e conscientização coletiva, bem como, com as demais ações para a efetiva erradicação do trabalho de crianças e das piores formas de trabalho infantil”, esclareceu Fanny.

111 º Conferência da OIT
Fanny junto com a delegação da NCST na 111 º Conferência da OIT 

Empenhada em estar sempre atenta e atuante em todos os espaços de discussão e composição, a NCST enviou delegação para participar da 111 º Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Fanny participa na Comissão de Aprendizagem. Participação que guarda estreita relação com as ações da CONAETI, na medida que a regulamentação da aprendizagem, assegurará o adequado ingresso, condições e oportunidades aos adolescentes e jovens à formação continuada e futuro ingresso no mundo do trabalho.

Com informações da Diretora da Infância, Adolescência e Juventude da NCST

 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top