Secretário Geral da Nova Central – SP participa de reunião com Ministro do Trabalho em Brasília

Data de publicação: 2 Jun 2023



Wilson dos Santos, Secretário Geral da Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo (NCST/SP) e Diretor  do STRIIISP – Sindicato dos Trabalhadores Rodoviário e Setor Diferenciado de São Paulo e da FTTRESP, participou na manhã de quinta-feira 1º de junho, de reunião com o Ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho e demais representantes do GT – Grupo de Trabalho que elaborará propostas de regulamentação do trabalho em plataformas de aplicativos.

No 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho foi publicado o Decreto Ministerial 11513 que instituiu o grupo que será responsável em elaborar proposta que possa regulamentar atividades de prestação de serviços, transporte de bens, transporte de pessoas e outras atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas.

Wilson espera que a partir de agora, as partes debatam e elaborem um acordo de regulação do setor, que possa trazer segurança jurídica e garanta condições dignas de trabalho, salários justos e direitos previdenciários aos profissionais submetidos a esta modalidade de trabalho. Disse ser preocupante atuação dos aplicativos na atividade de transporte de passageiros e sugeriu a necessidade de promover a discussão desse assunto em um dos subgrupos.

“Atualmente estamos sem regulamentação profissional. Ainda este ano pretendemos garantir aos trabalhadores e trabalhadoras de aplicativos alguns direitos além de regulamentar os serviços prestados por profissionais autônomos vinculados a plataformas virtuais. O Ministério do Trabalho, inclusive, estuda uma proposta que regulamente uma modalidade de contrato para a categoria sem necessariamente caracterizar vínculo empregatício”, comentou Wilson.

Na reunião representantes dos Motoboys observaram que a categoria já é regulamentada por leis, e que já possuem normas coletivas, o que falta na realizada é proceder o enquadramento das empresas de aplicativos no CNAE, para que se efetive a atuação dos sindicatos laborais.

Resumo da Reunião da Bancada do Governo e dos Trabalhadores do GT Aplicativos

Dia 01.06.2023.

- Abertura do Ministro do Trabalho – ressaltando a importância da regulação do trabalho por aplicativo ou plataforma, com o objetivo de assegurar direitos aos trabalhadores, segurança jurídica e combater a informalidade.

- Manifestação dos membros da bancada dos trabalhadores, onde de forma consensual, ressaltaram a importância da regulação e da unidade para tal finalidade, oportunidade em que foram apresentados os seguintes pontos:

- Acabar com a informalidade;

- Prevalência dos acordos e convenções coletivas;

- Representação sindical – enquadramento das empresas de aplicativos ou plataformas no CNAE – o que possibilitará o enquadramento sindical;

- Vínculo de Trabalho – Trabalhador e trabalhador, ou seja, é empregado ou trabalhador autônomo;

- Seguridade social – garantir a todos os trabalhadores, mas estabelecer a obrigatoriedade de a empresa contribuir;

- Salário base – respeito a remuneração mínima;

- Transparência – estabelecer critérios e mecanismos de transparência de gestão;

- Saúde e segurança do trabalho – cumprir as normas regulamentadoras já existentes, caso venha a surgir alguma especificidade vamos discutir.

- Criar um cadastro único dos trabalhadores ou registro, o que deve ser objeto de discussão a criação de um ou outro, com o objetivo de organizar os trabalhadores por aplicativo.

O Coordenador do GT Aplicativos – Sr. Gilberto de Carvalho, ao final fez as seguintes considerações:

Que o governo vai estimular a criação de aplicativos por cooperativas;

- Que as reuniões dos subgrupos possivelmente serão realizadas na cidade de São Paulo;

- Que serão criados 3 subgrupos: 1 – para discutir questões relativas aos transportes por motocicleta; 2 -motoristas de aplicativos e 3) das demais atividades;

- Observou que os pontos que não necessita de regulamentação, o governo já poderá trabalhá-los;

- Observou ser imprescindível a unidade da bancada dos trabalhadores;

- Agendou reunião do GT para o dia 05/06 (segunda-feira), às 09:00 horas, o Ministério do Trabalho para aprovação do Regimento Interno do GT.
Informes gerais:

- Será criada na Câmara dos Deputados uma subcomissão para tratar dos Trabalhadores por aplicativos;

Dia 07.06.203, será criada uma frente Parlamentar em defesa dos motociclistas;

- Dia 22.06.2023, será realizada audiência pública na Câmara dos Deputados sobre aplicativos.

Fonte: Sec. de Comunicação Estadual da NCST/SP

 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top