Centrais sindicais defendem políticas públicas para pessoas com deficiência no Estado de SP

Data de publicação: 18 Maio 2023


O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Marcos da Costa, se reuniu, na tarde de quarta-feira (17), com representantes Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo (NCST/SP)  e Força Sindical, para debater projetos de acessibilidade no ambiente de trabalho; mobilidade urbana; empregabilidade e inclusão social de pessoas com deficiência.

De acordo com o Marcos,  sua pasta trabalha efetivamente com ações que contribuem para a condução das políticas públicas com foco na melhoria da qualidade de vida deste público específico de suas famílias, com prioridade em quatro eixos: saúde; educação; transporte; emprego/empreendedorismo e defende parcerias com o movimento sindical para divulgação e aperfeiçoamento das ações já desenvolvidas pelo governo do Estado.

Dentre elas destacou o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEIPTEA), instituído no mês de abril pelo governador Tarcísio de Freitas, que irá alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento às cerca de 460 mil pessoas autistas do Estado e o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), direcionado as pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“A nova gestão estadual atua no sentido de transformar o estado de São Paulo em uma grande potência de inclusão, desenvolvendo novas políticas públicas e aprimorando as já existentes para se tornar o maior centro de referência para pessoas com deficiência da América Latina. Em parceria com os sindicatos e empregadores podemos pautar a importância de acolher este público em locais de trabalho adaptados e seguros para que possam desempenhar suas funções” disse o secretário.

Os representantes das centrais sindicais concordaram com a proposta de trabalhar em conjunto, sugeriram a formalização de um “Fórum Tripartite Permanente de Acessibilidade e Mobilidade”, no qual empregadores, governo Estadual e trabalhadores e trabalhadoras possam articular, identificar e sugerir mecanismos que derrubem barreiras na contratação e adaptação no ambiente de trabalho, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Participaram do encontro com o secretário pela Nova Central – SP: Nailton Francisco de Souza (Porreta), Rodrigo, Dr. Arnaldo Donizetti Dantas, Marcelo Lima e pela Força Sindica, Alex, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que entregou um kit de divulgação do espaço criado no sindicato voltado a atender  e debater práticas de inclusão no setor metalúrgico.

Fonte:  Sec. de Comunicação Estadual da NCST/SP
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top