Centrais sindicais defendem políticas públicas para pessoas com deficiência no Estado de SP
Data de publicação: 18 Maio 2023O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Marcos da Costa, se reuniu, na tarde de quarta-feira (17), com representantes Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo (NCST/SP) e Força Sindical, para debater projetos de acessibilidade no ambiente de trabalho; mobilidade urbana; empregabilidade e inclusão social de pessoas com deficiência.
De acordo com o Marcos, sua pasta trabalha efetivamente com ações que contribuem para a condução das políticas públicas com foco na melhoria da qualidade de vida deste público específico de suas famílias, com prioridade em quatro eixos: saúde; educação; transporte; emprego/empreendedorismo e defende parcerias com o movimento sindical para divulgação e aperfeiçoamento das ações já desenvolvidas pelo governo do Estado.
Dentre elas destacou o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEIPTEA), instituído no mês de abril pelo governador Tarcísio de Freitas, que irá alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento às cerca de 460 mil pessoas autistas do Estado e o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), direcionado as pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“A nova gestão estadual atua no sentido de transformar o estado de São Paulo em uma grande potência de inclusão, desenvolvendo novas políticas públicas e aprimorando as já existentes para se tornar o maior centro de referência para pessoas com deficiência da América Latina. Em parceria com os sindicatos e empregadores podemos pautar a importância de acolher este público em locais de trabalho adaptados e seguros para que possam desempenhar suas funções” disse o secretário.
Os representantes das centrais sindicais concordaram com a proposta de trabalhar em conjunto, sugeriram a formalização de um “Fórum Tripartite Permanente de Acessibilidade e Mobilidade”, no qual empregadores, governo Estadual e trabalhadores e trabalhadoras possam articular, identificar e sugerir mecanismos que derrubem barreiras na contratação e adaptação no ambiente de trabalho, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Participaram do encontro com o secretário pela Nova Central – SP: Nailton Francisco de Souza (Porreta), Rodrigo, Dr. Arnaldo Donizetti Dantas, Marcelo Lima e pela Força Sindica, Alex, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que entregou um kit de divulgação do espaço criado no sindicato voltado a atender e debater práticas de inclusão no setor metalúrgico.
Fonte: Sec. de Comunicação Estadual da NCST/SP