Governo adianta pagamento do 13º do INSS; confira as datas

Data de publicação: 9 Maio 2023


Ao todo serão pagos R$ 62 bilhões a 30 milhões de pessoas que durante o ano receberam aposentadorias e auxílios

O pagamento do abono anual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também conhecida como a parcela do 13º dos beneficiários, foi antecipado pelo governo federal. 

Os pagamentos acontecerão em duas parcelas em maio e junho de 2023. Vale ressaltar que os valores dos benefícios foram reajustados, com base no anúncio do novo valor do salário mínimo feito no último dia 1º de maio. No total, cerca de 30 milhões de pessoas receberão o benefício, que contempla os segurados do INSS que, durante este ano receberam, por exemplo, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão ou por incapacidade temporária de trabalho. 

O calendário de pagamentos se baseia no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do segurado do INSS. 

De acordo com informações divulgadas pelo governo federal, ao todo serão pagos R$ 62 bilhões aos beneficiários. Assim como acontece com os demais pagamentos de 13º salário, o pagamento do abono salarial do INSS será efetuado em duas parcelas. 

O calendário de pagamento prevê datas distintas para os depósitos, priorizando aqueles que recebem o benefício no valor de até um salário mínimo. 

Para estes, a primeira parcela começará a ser paga no dia 25 de maio, visando pagar primeiro os beneficiários que possuem o número 1 como último dígito do NIS. Aqueles que recebem mais do que um salário mínimo devem começar a receber a primeira parcela no dia 1º de junho. 
 
Confira as tabelas de pagamento:
O calendário de depósitos ocorre de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário / INSS
 
O INSS irá pagar prioritariamente os beneficiários que recebem até um salário mínimo e, a partir de junho começa a depositar os valores daqueles que recebem mais que o mínimo / INSS

 
 
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top