Conselho da Previdência Social aprova redução de juros para crédito consignado

Data de publicação: 14 Mar 2023

Fonte: Gustavo Uribe/ CNN Brasil

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nesta segunda-feira (13) a redução da taxa de juros para o crédito consignado a aposentados e pensionistas.O teto dos juros que era de 2,14%, desde o ano passado, passará a 1,70% ao ano. A mudança representa uma diminuição de 0,44 ponto percentual.

A redução aprovada por doze votos a três é ainda maior do que a proposta inicial do governo federal, que era de 1,76%, como antecipado nesta segunda-feira (13) pela CNN.

O colegiado federal também aprovou a diminuição da taxa de juros do empréstimo consignado para operações com cartão de crédito, que passou de 3,06% para 2,62% ao mês.

“Vejo essas atuais taxas como abusivas para os beneficiários do INSS, que são pessoas, em sua grande maioria, extremamente vulneráveis. Buscamos encontrar um caminho que seja o melhor para a parte mais frágil: o povo brasileiro”, disse o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Hoje o sistema financeiro tem cerca de 17 milhões de pessoas com contratos ativos de empréstimo consignado em relação ao INSS. Todos os meses são realizados quase um milhão de contratos de consignados.

Os contratos ativos totalizam mais de R$ 350 bilhões. Os novos teto e piso dos juros, se efetivamente aprovados, valem apenas para os futuros contratos.
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top