NCST repudia procurador de justiça que sugeriu que “servidores comissionados não adoecem tanto quanto os efetivos”
Data de publicação: 9 Mar 2023
Procurador de Justiça Marco Antônio deu declaração polêmica em sessão — Foto: Cesaf MPE-TO/Reprodução
A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) endossa a manifestação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), filiada à NCST, que por meio de nota de repúdio condenou a fala indecorosa do procurador de Justiça, Marco Antonio Bezerra, que afirmou, em uma sessão no Colégio de Procuradores da Justiça do Ministério Público (MPE-TO), que “servidores comissionados não adoecem tanto quanto os efetivos, e que isso o leva a crer que a estabilidade dos servidores é insalubre”.
Segundo João Domingos Gomes dos Santos, Presidente da CSPB, a repugnante declaração ofende a milhares de categorias do setor público que, apesar da escalada de desestímulo e de desvalorização de suas relevantes atividades, seguem heroicamente prestando serviços a uma demanda crescente de cidadãos usuários.
Na nota a entidade validou a importância dos servidores concursados para sociedade brasileira. Confira o trecho abaixo:
“A entidade recorda ao procurador tocantinense que foram servidores concursados que arriscaram suas vidas para atender toda a demanda de serviços essenciais durante a pandemia, incluído o atendimento médico/hospitalar de pacientes adoecidos por um vírus letal ainda sem imunizantes e tratamentos efetivos naquele período. Foram servidores concursados que, somente neste ano, resgataram 523 vítimas de trabalho análogo à escravidão. São servidores efetivos que estão prestando atendimento aos indígenas Yanomami, vítimas de uma cruel política de sucateamento da estrutura de fiscalização e de proteção a essas comunidades. São servidores concursados que impediram, recentemente, que parte das joias com fortes evidências de propina chegassem nas mãos de um polêmico quadro político que apoiou a venda de uma refinaria estatal por um valor muito abaixo do avaliado. De Norte a Sul do país, acumulam-se casos semelhantes a estes, que só confirmam a importância de servidores públicos estabilizados para o bom funcionamento da máquina pública. “
João Gomes ainda enfatizou: ”Não conseguimos enxergar boas intenções quando uma fala tão desprezível como esta sai da boca de um servidor efetivo cuja função é ser um ‘fiscal da Lei’. Se o trabalho é ‘insalubre’, que tal o procurador abrir mão de sua estabilidade e experimentar ingressar em uma carreira exclusivamente comissionada? Desconfiamos de todos aqueles que questionam a importância da estabilidade para os trabalhadores do setor público. Servidores concursados são funcionários do Estado, não de governos de ocasião. É precisamente por conta dessa premissa que esquemas de ‘rachadinha’ e demais desvios da administração pública são descobertos e devidamente punidos. O Brasil precisa de mais servidores públicos, não de menos. Exigimos uma retratação pública do referido procurador por esta declaração tão injusta, inverídica e infeliz”.
O presidente interino da Nova Central, Moacyr Auersvald, mostrou-se extremamente indignado com a posição do procurador. “ A missão dos servidores públicos é sublime. Não é nada fácil construir condições mínimas de organização social para todos. Infeliz daquele que menospreza alguém com tal missão”, disse.
“A Nova Central está ao lado da CSPB, assim como de todos os servidores públicos, com a certeza que só viveremos em um Brasil melhor se esses profissionais tiverem o reconhecimento do Estado e do povo”, ressaltou Moacyr.
A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.
NEWSLETTER RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL
Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!